. Título: A Culpa é das Estrelas |  . Título Original: The Fault In Our Stars | . Autor: John Green | . Editora: Intrínseca | . Tradução: Renata Pettengill | . Ano: 2013 | . 287 Páginas | . Literatura Estrangeira - Americana | . 4★

 

   Olá pessoal!

  Conheci o livro A Culpa é  das Estrelas, dias antes da estreia do filme. Eu tinha comprado o livro para minha filha Nathalia, que devorou a história e na ocasião já tinha combinado que eu iria ao cinema com ela para assistir o filme na estreia. Então eu decidi lê-lo antes de ir ao cinema e agora lembrando esse detalhe, o livro e o filme conseguiram surpreender bastante. Agora relendo todos os livros que tenho na estante, posso dizer que A Culpa é das Estrelas ainda consegue surpreender de forma  positiva.

   Sei perfeitamente que muitas pessoas conhecem a história através do livro ou do filme, mas para o desenvolvimento da opinião vou resumir um pouco a história. Diagnosticada com câncer de tireoide em estágio quatro aos 13 anos, Hazel Grace Lancaster estava preparada para morrer até que, aos 14 anos, por milagre Hazel começou a responder positivamente aos tratamentos que encolheu os tumores em seus pulmões. Por isso, ela vive amarrada a um tanque de oxigênio. Depois de dois anos, Hazel está frequentando um grupo de apoio juntamente com outros jovens, também diagnosticados com câncer. 

   Entre uma dessas reuniões do grupo de apoio, Hazel conheceu Augustus Waters, um sobrevivente que perdeu a perna direita por causa de osteossarcoma. Após a reunião, os dois começam a conversar e concordam em ler os romances favoritos um do outro. Depois de terminar o romance favorito de Hazel, Uma Aflição Imperial,  Augustus acaba ficando desapontado porque o romance que Hazel adora, termina sem uma conclusão adequada. Então eles decidem procurar o autor do livro Uma Aflição Imperial para descobrir o que aconteceu com a protagonista Anna, enquanto eles são obrigados a enfrentar as dificuldades do câncer.

   A Culpa é das Estrelas é um romance triste, mas verdadeiramente lindo. Apesar de ter mais dois livros de John Green aqui em casa, A Culpa é das Estrelas, é o único livro que li dele até o momento. A história é bem construída e faz o leitor viver uma montanha russa de emoções. Mesmo não sendo a primeira vez que leio, alguns trechos conseguiram arrancar algumas lágrimas, pois lembrei do sofrimento da minha mãe com o câncer. Mas deixando as partes tristes de lado, Hazel e Gus são personagens lindos. Ambos são incrivelmente maduros, foram forçados a enfrentar a ideia da morte muito cedo na vida, mas juntos eles têm momentos como adolescentes normais.

   Recordo que ao ler a primeira vez antes de ir ao cinema, eu torci muito por eles, porque era um casal cheio de senso de humor e coragem. Novamente fiquei emocionada com a carta de Augustus para Hazel e me diverti bastante com os personagens secundários. Especialmente Issac que levou um fora da sua namorada ao ficar cego e juntamente com Hazel e Gus, Issac pode vingar-se dela. Enfim, se você ainda não leu A Culpa é das Estrelas, dê uma chance para a escrita de John Green.

 

“ Ah, eu não ia me importar, Hazel Grace. Seria uma honra ter o coração partido por você.”

 

   Sobre o autor:

   John Green cresceu em Orlando, Flórida, a uma pequena distância da Disney World. Se mudou para Ohio para cursar a universidade, onde estudou Inglês e Religião. Por vários meses antes se graduar, John trabalhou como capelão em um hospital infantil. Enquanto estava lá, teve a inspiração para escrever seu primeiro romance, Quem É Você, Alasca?, que se tornou um bestseller nos Estados Unidos e ganhou muitos prêmios literários, como o Michael L. Printz Award nos EUA e o Silver Inky Award na Austrália.

 

Beijos e até a próxima!