. Título: A Mais Pura Verdade | . Título Original: The Honest Truth | . Autor: Dan Gemeinhart | . Editora: Novo Conceito | . Tradução: Leonardo Castilhone | . Ano: 2015 | . 221 Páginas | . Literatura Estrangeira - Americana | . 4★

 


   Olá pessoal!

    Cheio de emoções diferentes, A Mais Pura Verdade foi um livro que conseguiu arrancar algumas lágrimas quando li a primeira vez, em 2015 e recentemente resolvi relê-lo. Dessa vez, a leitura não arrancou nenhuma lágrima, mas permaneci na torcida pelo protagonista, um menino Chamado Mark, que está com câncer e decide fugir de casa para realizar seu sonho de escalar o Monte Rainier.

  Mark é um garoto de 12 anos que tem lutado contra o câncer por mais da metade de sua vida. Ao receber a notícia que a doença voltou e simplesmente não aguentar mais passar pelo doloroso tratamento, Mark decide pegar seu caderno, uma máquina fotográfica e na companhia de seu cachorro Beau, eles resolvem escalar a montanha, nem que seja pela última vez. Obviamente planejou isso com muito cuidado, com dinheiro e na companhia de seu cachorro, Beau, o leitor embarca numa jornada com Mark nessa grande aventura, pois ele acha que futuramente não terá outra chance de enfrentar esta jornada. 

   Tudo que contei pode parecer um grande spoiler, mas não é. A história é contada em partes alternadas do ponto de vista de Mark e também de sua amiga Jessie. Mark é muito amado por seus pais e também, pela sua melhor amiga Jessie. A garota é guardiã do segredo de Mark e a única que sabe para onde seu grande amigo está indo. Uma tarefa que vai se tornando cada vez mais difícil, à medida que os pais de Mark ficam cada vez mais ansiosos e preocupados  com o garoto por causa da perigosa tempestade de neve que está aproximando da região. Vários momentos Jessie não sabe se deve contar à mãe, aos pais de Mark e principalmente a polícia, pois Mark está confiando nela para manter seu segredo. 

   O suspense é super leve, porque o grande destaque é o gênero drama. O suspense foi criado apenas para o leitor descobrir se Mark vai conseguir cumprir ou não seu objetivo diante de tantos desafios. Com isso a narrativa consegue fluir rapidamente e o leitor consegue ler várias páginas com muita facilidade. Confesso que não sei dizer ao certo se fiquei mais apaixonada por Mark ter uma força de vontade e determinação maravilhosa em alcançar seu objetivo ou por causa do cachorrinho Beau. Eu sou apaixonada por cachorros, tanto que tenho duas aqui em casa. Elas chamam Lili e Charlotte e quando leio uma história que tem animal de estimação, eu sou conquistada num estalar de dedos. 

   Enfim... O leitor que gosta de história leve onde os temas amizade e a lealdade ganham importantes momentos na escrita, acho que irá gostar bastante da história que Dan Gemeinhart criou, pois amizade entre Mark e Jessie é incrível. A história reserva muitas surpresas que não contei. Então leia A Mais Pura Verdade e descubra a ótima aventura de Mark.

 

“ O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento.”

 

   Sobre a autora:

   Dan Gemeinhart vive em uma cidadezinha bem no meio do estado de Washington com a esposa e as três filhas. Ele tem a sorte de ser professor e bibliotecário em uma escola primária, onde pode falar sobre livros incríveis para crianças incríveis. Dan adora acampar, cozinhar e viajar. Ele também toca violão (mal) e lê (o tempo todo). Sua casa é sempre uma bagunça, mas ele é feliz demais. A Mais Pura Verdade é seu primeiro livro.

 

  Beijos e até a próxima!