. Título: Belo Desastre | . Título Original:Beautiful Disaster | . Autora: Jamie McGuire | . Editora: Verus | . Série: Belo Desastre #1 | . Tradução: Ana Death Duarte | . Ano: 2012 | . 390 páginas | . Literatura Estrangeira - Americana | . 4★

 

   Olá pessoal!

   Uma das minhas principais promessas de ter criado um novo espaço literário era ler todos os livros que tenho na minha estante e permanecer com os livros que eu vou reler futuramente. A série Belo Desastre foi uma das poucas séries que resolvi dar uma nova chance porque eu li apenas os três primeiros livros. Sendo bem sincera, achei o relacionamento de Abby e Travis meio conturbado na ocasião que li pela primeira vez. Lembro que entrei a madrugada acordada lendo Belo Desastre e agora relendo Belo Desastre com mais calma, continuo acho uma história interessante, mas dessa vez, não li durante a madrugada.

  Tudo começa quando Abigail Abernathy, uma universitária que contém um ótimo comportamento, resolve ir juntamente com sua melhor amiga America Mason e o namorado de America, Shepley Maddox ao O Círculo, um ringue de lutas clandestinas no subterrâneo na Eastern University para assistir a luta de Travis Maddox, primo de Shepley. Há sete meses Travis estava participando das lutas no Círculo, pois não desperdiçava uma briga e junto com Shepley, Travis estava lucrando com as lutas. Como Shepley tinha namorada, apenas conquistava lucros no dinheiro, enquanto Travis lucrava com dinheiro e mulheres. Entretanto, ao ver Abby no meio da multidão, Travis percebeu que Abby era realmente diferente daquelas garotas que frequentava o Círculo.

   Acontece que Abby não saiu mais da mente de Travis, que ficou intrigado com a resistência dela e com isso ele decidiu fazer parte da vida de Abby. Porém, Abby sabe perfeitamente que Travis é aquele tipo de rapaz que não dá para confiar e resolveu fazer o possível para que Travis a deixe em paz. Então Travis decidiu ser amigo de Abby e quando os chuveiros do dormitório da universidade quebraram, America e Abby foram passar alguns dias no apartamento de Travis e Shepley. Eles moravam fora do campus e Travis enxergou uma grande oportunidade de ficar ainda mais próximo de Abby. Após alguns dias, Abby e America podiam retornar para os dormitórios da faculdade, mas Travis desejava que Abby permanece morando no apartamento e decidiu fazer uma aposta com ela.

   Se Abby ganhasse a aposta Travis precisava ficar um mês sem sexo, mas se Travis fosse o vencedor da aposta, Abby precisava ficar um mês com ele no apartamento. Assim ele teria uma oportunidade de mostrar para Abby que ele pode ser um homem melhor para Abby e estava disposto a mudar tudo em sua vida por causa dela. Entretanto não será uma tarefa fácil para Travis, pois ele é mulherengo e ao ver Abby iniciando um relacionamento com Parker Hayes, um rico estudante de medicina que também frequenta a mesma fraternidade dele, Travis começou ter comportamento extremamente imaturo e obsessivo para Abby permanecer ao seu lado.

    O leitor que ainda não conhece a história de Belo Desastre e ficou com curiosidade em conhecer os personagens Abby e Travis, estejam preparados para uma montanha-russa de emoções e situações complicadas entre os dois personagens. O livro consegue prender o leitor por causa do relacionamento  abusivo de ambas as partes. Em minha opinião, os dois têm suas parcelas de abuso na relação, porque ambos são problemáticos. Olhando pelo ponto de vista da Abby, que narra à história inteira do livro, Travis é mulherengo, bebe constantemente, briga muito, é insanamente ciumento com ela e estuda pouco, mas Abby deixou a sensação que também gostava de ficar ao lado de Travis. 

   Abby gostava de confundir e nutria o comportamento possessivo de Travis. A maioria das vezes, suas ações não combinavam com suas palavras, pois ela teve oportunidade de sair do relacionamento com Travis e seguir seu caminho num relacionamento tranquilo com Parker, mas Abby preferiu nutrir os sentimentos de Travis com a história que eles eram amigos. Um exemplo disso foi quando passou o Dia de Ação de Graças na casa do pai dele, mesmo não tendo mais nada com Travis e fingiu que era namorada dele para Travis se sair bem na presença do pai. Não estou tentando aliviar o lado de Travis, porque ele tem sua parcela de culpa e a maior parte dos erros no relacionamento foi dele. Travis foi machista e tratava as mulheres com desrespeito e com a Abby, ele tinha atitudes abusivas, mas o desfecho final da história, mostrou perfeitamente que, desde o início é ao lado de Travis que Abby sempre quis estar.

   Enfim, ambos são falhos por suas próprias razões. Pode ter certeza que não contei praticamente nada que este casal faz no livro. Terminei a releitura achando Abby manipuladora e Travis obsessivo. Os dois são perigosamente disfuncionais, repletos de joguinhos psicológicos e muita teimosia. Um verdadeiro desastre, mas eles contêm algo especial que funciona para deixar o leitor com os nervos à flor da pele. Em 2023, Belo Desastre foi transformado num filme no estilo comédia romântica pelos comentários que li. Gosto de ler histórias românticas, mas por enquanto não tenho vontade de assistir. Não é meu gênero favorito.  


Confira todos os livros da série Belo Desastre

 

“É perigoso precisar tanto assim de alguém. Você está tentando salvar o Travis e ele espera que você o consiga. Vocês dois são um desastre.”

 

    Sobre a autora:

   Jamie McGuire estudou  na Faculdade do Norte do Oklahoma, na Universidade Central de Oklahoma e no Centro Tecnológico Autry, onde se formou em radiologia. Seus livros ― incluindo as séries Belo Desastre e Irmãos Maddox, os romances Red Hill e Todas as pequenas luzes, entre outros ― já foram traduzidos para cinquenta idiomas e chegaram ao topo das listas de mais vendidos do New York Times, USA Today e Wall Street Journal. O sucesso internacional Belo Desastre foi o livro que abriu caminho para o gênero new adult. Atualmente Jamie ainda vive em Tulsa, com sua família.

 

   Beijos e até a próxima!