. Título: Minha Mãe é Uma Peça | . Autor: Paulo Gustavo | . Editora: Objetiva | . Ano: 2015 | . 152 Páginas | . Literatura Nacional | . 4★

 

   Olá pessoal!

   Quando fala em Paulo Gustavo rapidamente vem na  minha memória a Dona Hermínia, personagem famosa  que provavelmente mudou a vida deste ator e comediante que nasceu em Niterói. Infelizmente Paulo Gustavo faleceu em 4 de Maio de 2021 devido as complicações da Covid-19. Fico um pouco triste, porque não consegui vê-lo no teatro, mas tive a chance de assisti-lo na TV através do programa Vai que Cola e nos filmes Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Vou e no cinema os filmes da trilogia Minha Mãe é Uma Peça, onde interpretou a famosa Dona Hermínia.

   Conquistei este livro através de uma troca na feira do livro na faculdade de minha filha, onde participei em um sábado de Outubro de 2023. Foi um Sábado com muita cultura e incentivo a leitura. Mas voltando ao livro... Minha Mãe é Uma Peça, edição publicada pela Editora Objetiva em 2015, Dona Hermínia conta alguns acontecimentos de sua vida em seu cotidiano com seus filhos, Garib, Marcelina e Juliano. Não esquecendo da Valdeia, sua ajudante  nos trabalhos domésticos da casa, do seu ex-marido Carlos Alberto e a Soraia, atual esposa de Carlos Alberto e madrasta dos filhos de Dona Hermínia, que também não ficou de fora.

    Dividido em 16 capítulos com temas variados em torno  do preconceito, viagens, dieta, trabalho, sexo e principalmente a maneira de criar os filhos, a escrita do livro conseguiu proporcionar uma leitura agradável, com desenvolvimento ágil e divertida. O grande destaque  na narrativa de Dona Hermínia foi contar sua própria história em torno dos filhos Marcelina e Juliano, que ainda moram com ela e do ex-marido Carlos Alberto. A  leitura deixou a sensação de um bate papo com desabafos, conselhos, críticas e sugestões, porém com muito humor. Confesso que fui lendo bem devagar para a leitura render alguns dias, pois estava bem divertida.

   Afinal, as histórias da Dona Hermínia, na maioria das vezes são situações engraçadas, mas também, não deixa de dar aquela alfinetada com pontinha de verdade. Particularmente, gostei bastante do livro, pois sou fã da Dona Hermínia e durante a leitura a lembrança da personagem veio na mente  com bastante tranquilidade. Enfim, sem mais delongas, Minha Mãe é Uma Peça é uma ótima oportunidade para matar saudade de Paulo Gustavo, além dos  filmes. Pode ter certeza que vai encontrar uma leitura  descontraída enquanto desfruta da  sinceridade de Dona Hermínia, pois a essência da personagem está inteira no livro.

 

 “Gente, eu fico pasma quando uma pessoa chega pra mim e diz "minha vida daria um livro". É, daria um livro, sim. Daqueles bem encalacrados, cheios de problemas, que em vez de ajudar deixa a pessoa mais maluca ainda. "  

 

   Sobre o autor:

   O ator e comediante Paulo Gustavo nasceu em Niterói, em 1978, e atingiu fama nacional com o monólogo Minha mãe é uma peça, em cartaz desde 2006. Pelo papel, foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator. Em 2013, o espetáculo virou filme e teve o maior público do cinema nacional no ano, com 4,6 milhões de espectadores. No teatro, também é autor de Hiperativo, 220 volts, entre outros. Paulo Gustavo faleceu em 4 de Maio de 2021, de complicações de Covid-19.

 

   Beijos e até a próxima!