. Título: Tempo | . Título Original: Old | . Roteiro e Direção: M. Night Shyamalan | . Adaptação: Castelo de Areia - Pierre Oscar Lévy | . Ano: 2021 | . Duração: 1h 48min | 3★
Olá pessoal!
Assim que terminei a leitura de Castelo de Areia, eu resolvi assistir novamente o filme Tempo ( Old). Primeiramente porque sou fã dos filmes dirigidos pelo M. Night Shyamalan, mesmo achando alguns finais ruins e sendo fã do filme Fragmentado, que está no topo da lista. Tempo é baseado na graphic novel, escrita pelo Pierre Oscar Lévy e com arte de Frederik Peeters, e apesar de ter vários elementos modificados do material original, eu acho o filme agradável. Não entrou na lista dos filmes favoritos, mas gosto de assistir e acho divertido. Entretanto prefiro a versão literária.
No filme, uma família composta por Guy ( Gael Garcia Bernal) que trabalha em uma seguradora, calculando o risco de vida de seus clientes e sua esposa Prisca (Vicky Krie) que trabalha como museóloga e com seus filhos, Trent (Nolan River) de seis anos e Maddox de onze anos (Alexa Swinton), estão passando férias no resort localizado numa ilha com uma praia exclusiva. Assim que chegam ao resort, eles são convidados a irem nessa praia paradisíaca e deserta com mais alguns hospedes do resort que são levados de Van pelo funcionário do estabelecimento, interpretado pelo próprio M. Night Shyamalan. A segunda família que também vai para à praia é composta pelo médico Charles ( Rufus Sewell ) que está totalmente estressado, sua esposa fútil Chrystal ( Abbey Lee ), sua mãe idosa e muito boazinha Agnes ( Kathleen Chalfant ) e sua filha pequena Kara ( Mikaya Fisher).
Para finalizar, um casal retardatário que se juntam as duas famílias. Jarin ( Ken Leung ) e Patricia ( Nikki Amuka-Bird ) também são levados à praia pelo mesmo funcionário. A praia deserta é um lugar maravilhoso para passar o dia. Ótimo para esquecer os problemas sérios num relacionamento em crise. Tranquilo e aconchegante para tirar todo estresse do trabalho ou um belo local para divertir em família ou até sozinho, como o rapper desorientado (Aaron Stone Pierre) está na praia quando as famílias chegam ao local. Porém um passeio que tinha tudo para ser positivamente maravilhoso, acabou transformando-se num pesadelo. A principio, eles encontram um corpo boiando de uma jovem. Quando eles começam a questionar para o rapaz que, supostamente estava sozinho na praia, descobrem que o rapaz está com o nariz sangrando constantemente.
Para piorar a situação, nenhum deles conseguem sair da praia. Ela é uma espécie de dimensão do tempo, onde a praia contém uma barreira invisível que impede a saída deles. À medida que o dia vai avançando, as pessoas que estão presentes na praia, começam a perceber uma aceleração de tempo. Inexplicavelmente, o envelhecimento de cada pessoa é acelerado. É praticamente um ano para cada meia hora. As crianças que, na parte da manhã, estavam brincando na areia, rapidamente entraram na puberdade sem aviso prévio, deixando os adultos assustados. Sem explicação do motivo que pode está causando isso com eles e tantos acontecimentos desenrolando tão rapidamente, os problemas que essas pessoas trouxeram com eles acabam tornando-se corriqueiros.
O que eu mais gosto nos filmes de Shyamalan são os mistérios, as teorias e o enquadramento estranho da situação que sempre apresenta uma reviravolta interessante. Shyamalan vai soltando durante seus filmes, detalhes surpreendentes enriquece tanto o cenário quanto os personagens. Com o filme Tempo, Shyamalan proporcionou um thriller flexível e até arrisco em dizer, um pouco assustador sobre o envelhecimento. Na HQ essa questão é tratada com mais clareza e compreendo perfeitamente essa falha que contém no filme, pois é impossível garantir os desenvolvimentos dos personagens da mesma forma que foi nos quadrinhos. As modificações nas crianças ficaram nos enquadramentos, onde proporcionou um mistério do que realmente estava acontecendo com elas. Isso é explicito para as pessoas que não leu a HQ e os detalhes são revelados quando eles estão maiores.
Vou dar um spoiler pequenino para instigar a curiosidade e pode ficar tranquilo que não vai atrapalhar em nada com a experiência de assistir o filme. Todas as pessoas que estão na praia são cobaias de um experimento. Agora o motivo desse experimento, por que aquelas pessoas foram escolhidas para fazer aquele tipo de experiência e a explicação dos acontecimentos com os personagens durante a permanência na praia, você terá que assistir ao filme que contém um final diferente da HQ. Achei a explicação bem legal e deixou o filme com cara de ficção científica, mas prefiro o final que a graphic novel ofereceu. Na HQ, a história conseguiu transmitir aquele ar de mistério até o final, enquanto o filme evitou em deixar pontas soltas e tentou explicar alguns questionamentos que a HQ deixou para o leitor refletir. Particularmente, eu gostaria que não houvesse uma explicação no filme.
No geral, Tempo não é um filme tão ruim, porque consegue atrair a curiosidade do espectador. No entanto as atuações foram suaves demais, nenhuma conseguiu grande destaque comigo. Enfim, Tempo é um filme desafiador que possui outros pontos que não citei para não estragar a experiência de ninguém. Assisto por que sou fãs do Shyamalan e gosto de perceber os elementos que foi aproveitado da história original, mas sei perfeitamente que Shyamalan pecou em deixar a mensagem poética principal da HQ de lado. Caso ainda não conhece o filme Tempo aconselho que apenas assista e tire suas próprias conclusões, mas se tem oportunidade de ler graphic novel antes. Leia!
Beijos e até próxima!
0 Comentários