. Título: Frei Simão  | . Autor: Machado de Assis | . Editora: Globo Livros | . Edição Lida: Contos Fluminenses | . Ano: 1997 | . 11 Páginas | . 5

 

   Olá pessoal!

   Publicado originalmente em 1884, Frei Simão é o último conto que pertence ao livro Contos Fluminenses. Na história que relata a vida de Frei Simão após sua morte, Simão era um homem de trinta e oito anos, mas tinha aparência de um homem aos cinquenta anos. Ele vivera seus últimos cinco anos em completa clausura num monastério antigo, saindo dele apenas para se alimentar ou para ir ao banheiro, por isso era considerado de caráter taciturno e desconfiado. 

   O motivo de Simão ter ido para o monastério foi revelado através de rolo de papéis escrito por ele, aonde Frei Simão confidenciou suas desventuras e principalmente  a notícia da morte de Helena, seu único grande amor.  O amor de Helena e Simão não era bem visto aos pais de Simão, que deseja casá-lo com uma moça rica da alta sociedade por causa do dote. Então o pai de Simão decidiu enviá-lo para casa de um amigo em outra cidade e permaneceu lá por um longo período.

   Certo dia, Simão recebeu uma carta de seu pai anunciando a morte de Helena que contraiu uma moléstia. Desgostoso por ter perdido Helena, Simão resolveu entrar para o monastério e ser devoto à religião para reencontrar algum sentido em sua vida. Após algum tempo, Simão virou Frei Simão e foi convocado pelo bispo a pregar a palavra de Deus numa determinada cidade. Acontece que ao chegar nesta cidade, o Frei Simão encontrou com Helena viva e casada com um agricultor.

   O conto Frei Simão é muito pequeno e por ser o último conto do livro e ter proporcionado uma leitura maravilhosa, acabei indo um pouco além que costumo ir nas minhas opiniões e revelando alguns detalhes. Contudo a morte do Frei Simão não é o desfecho do conto, pois ainda contém uma surpresa no final. Frei Simão morreu odiando a humanidade e seus motivos são compreensíveis, porque o egoísmo e a ganância o impediu de viver seu grande amor.

   Enfim, recomendo bastante que leia o conto Frei Simão de Machado de Assis. Especialmente se você seja um leitor que deseja conhecer as obras do escritor  ou apreciam contos e clássicos da literatura.

 

“Morro odiando a humanidade.”

 


 

   Sobre o autor:

   Machado de Assis (1839-1908) é um dos maiores representantes da literatura brasileira. O grande escritor foi o responsável por inaugurar o Realismo, que teve como marco inicial a obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicada em 1881. Machado deixou um conjunto vasto de obras. Foi contista, cronista, jornalista, poeta e teatrólogo, além do que é o fundador da cadeira n.º 23 da Academia Brasileira de Letras.

 

  Beijos e até a próxima!