. Título: Linha Reta e Linha Curva | . Autor: Machado de Assis | . Editora: Globo Livros | . Edição Lida: Contos Fluminenses | . Ano: 1997 | . 51 Páginas | . 4★
Olá pessoal!
Linha Reta e Linha Curva é o penúltimo conto de Machado de Assis, escrito em 1870 que pertence ao livro Contos Fluminenses. A história começa apresentando o casal apaixonado Ernesto Azevedo e Adelaide, que moravam em Petrópolis e gostavam de acolher amigos em sua casa com frequência. Um desses amigos chama-se Tito, que é solteirão convicto que adorava aproveitar a vida sem ter nenhum tipo de compromisso e chegou de uma longa viagem para passar o dia na casa do casal. Dessa forma, Tito teve a oportunidade de conhecer a jovem viúva Emília, grande amiga de Adelaide que também estava na casa do casal.
Durante uma conversa, Tito acabou revelando que costuma renegar compromissos amorosos porque, no passado, foi apaixonado e não teve seu amor correspondido. Sentindo-se completamente ofendida pelas palavras de Tito onde afirmava que não acreditava no amor e seria incapaz de apaixonar-se novamente, Emília decidiu vinga-se de Tito. Assim começa o jogo de sedução de Emília para provar para Tito, que ele ainda é capaz de apaixonar-se por uma mulher.
O conto de Machado de Assis é uma delicia de ler, pois foca na disputa particular do de Emília e Tito. Claro que contém um pequeno segredinho que não vou contar para não estragar a surpresa do conto. Não chega ser uma surpresa impactante e também não vai desvalorizar a história no momento que o leitor descobre, contudo é satisfatória e convincente. Acho que foi por isso eu gostei do conto.
Enfim, logo mais trago a opinião do último conto para encerrar a leitura do livro Contos Fluminenses. Recomendo a história Linha Reta e Linha Curva para todos os leitores que desejam conhecer a escrita de Machado de Assis através dos contos e leitores que gostam de clássicos da literatura nacional.
“Três meses, três minutos! Eis toda a verdade da vida. Se os pusessem sobre uma grelha, como São Lourenço, cinco minutos em cinco meses. E ainda se fala em tempo! Há lá tempo! O tempo está nas nossas impressões. Há meses para os infelizes e minutos para os venturosos!”
Sobre o autor:
Machado de Assis (1839-1908) é um dos maiores representantes da literatura brasileira. O grande escritor foi o responsável por inaugurar o Realismo, que teve como marco inicial a obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicada em 1881. Machado deixou um conjunto vasto de obras. Foi contista, cronista, jornalista, poeta e teatrólogo, além do que é o fundador da cadeira n.º 23 da Academia Brasileira de Letras.
Beijos e até a próxima!
0 Comentários