. Título: O Segredo de Augusta  | . Autor: Machado de Assis | . Editora:Globo Livros | . Edição Lida: Contos Fluminenses | . Ano: 1997 | . 29 Páginas | . 4

 

   Olá pessoal!

    O Segredo de Augusta  é o quarto do livro Contos Fluminenses do Machado de Assis escrito originalmente em 1870, que gira em torno da família Vasconcelos e tendo o  tema central do livro o estado do Rio de Janeiro durante o Segundo Reinado. Assim como os demais contos anteriores. O conto inicia-se com o narrador conduzindo o leitor até a casa do Sr. Vasconcelos, um homem de quarenta anos que no primeiro momento mostra ser um homem muito ocupado e que quase não tem tempo para sua esposa Augusta e sua filha Adelaide, mas na verdade ele é um boêmio e libertino. Augusta é uma linda mulher de trinta anos, dotada de extrema vaidade e Adelaide é uma jovem que quinze anos que foi criada boa parte de sua infância em uma fazenda dos parentes de sua mãe e não era tão vaidosa como Augusta.

    Certo dia, Vasconcelos estava em casa durante à tarde conversando com seu amigo Gomes que lhe confessou está apaixonado pela Adelaide. Com isso, Vasconcelos recebeu uma proposta de casamento para sua filha e não deu não muita importância ao pedido de Gomes, pois Augusta achava a filha muito nova para o casamento. Mas os pensamentos de Vasconcelos mudam ao receber a visita de José Brito, um credor que exigia o pagamento de uma dívida de Vasconcelos. Com tantas farras nas noites boemias do Rio de Janeiro, Vasconcelos estava falido e após perambular pelas ruas naquela noite, ele teve a ideia de casar a filha Adelaide com Gomes, uma vez que seu amigo era rico e tornando seu genro poderia ser sua tábua de salvação.

   Entretanto, a ideia de um casamento para Adelaide não foi aprovada pela filha, que revelou para o tio Lourenço, irmão de Vasconcelos, rejeição do casamento. Lourenço aconselhou o irmão para deixar essa história de casamento de lado, pois não devia casar a filha com um amigo de libertinagem. Augusta também não era a favor da filha casar-se tão nova, contudo Vasconcelos decidiu contar para a esposa sua situação financeira e a proposta de casamento de Gomes, mas Augusta permaneceu dura em sua decisão e disse para o marido arrumar outra maneira de quitar a dívida. Porém ao ouvir escondido uma conversa entre Augusta e sua amiga Carlota, Vasconcelos descobriu o verdadeiro motivo de Augusta não aceitar o casamento de Adelaide e Gomes.

   Neste conto o leitor nota-se que o casal tinha uma vida conjugal cheia de conveniência para os dois lados. Enquanto Augusta mostra ser uma mulher extremamente vaidosa e bastante consumista, Vasconcelos era um completo boêmio que não trabalhava e gastava toda a fortuna da família com amantes e farras com os amigos. Augusta tendo suas vontades saciadas e nunca recusadas, não pedia explicações ao marido sobre suas saídas à noite e só voltava quando tinha vontade. Com a pressão do credor, Vasconcelos e Augusta mostram o lado egoísta que sempre foi movido por interesses do casal. Vasconcelos tinha toda liberdade de homem solteiro e Augusta fingia não saber para continuar tendo suas vaidades e seus gastos saciados. Ela era conveniente a infidelidade e a situação de Vasconcelos e só foi revelada de maneira amarga para o marido, porque Vasconcelos resolveu culpa-la pelo esbanjamento da fortuna.

   Além do egoísmo, ambição e traição, outro tema bastante interessante que mostrou foi trajetória social da mulher do século XIX. A mulher era envolvida em casamentos por interesses, na maioria das vezes, como se fosse uma troca de favores. O autoritarismo patriarcal de Vasconcelos só foi aguçado por causa do seu descontrole financeiro citado por José Brito. Falido e com uma grande dívida para quitar, Vasconcelos tratou de aceitar a proposta de Gomes sem comunicar e saber a opinião da esposa e principalmente da Adelaide. Enquanto Augusta não aceitava o casamento da filha, porque não queria trocar o título de mãe pelo status de avó, que o casamento da filha poderia trazer futuramente. Como eu disse, tanto Vasconcelos quanto Augusta eram egoístas. Ele porque queria continuar com sua liberdade de homem farrista e ela mostrando o quanto é importante ter uma bela aparência em sua vida.

   Enfim, O Segredo de Augusta de Machado de Assis é uma história que tem muito a dizer para o leitor, principalmente na questão de não aprender com seus próprios erros e permanecendo no egoísmo individual. Recomendo que leia, pois é um conto curtinho e dá para ler rapidamente. 

 

“À primeira vista, ninguém diria que havia ali mãe e filha; pareciam duas irmãs, tão jovem era a mulher de Vasconcelos.”

 

 

   Sobre o autor:

   Machado de Assis (1839-1908) é um dos maiores representantes da literatura brasileira. O grande escritor foi o responsável por inaugurar o Realismo, que teve como marco inicial a obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicada em 1881. Machado deixou um conjunto vasto de obras. Foi contista, cronista, jornalista, poeta e teatrólogo, além do que é o fundador da cadeira n.º 23 da Academia Brasileira de Letras.

 

  Beijos e até a próxima!