. Título: Procura-se Um Marido | . Autora: Carina Rissi | . Editora: Verus | . Ano: 2022 | . 476 Páginas | . Literatura Brasileira | . 3★
Olá pessoal!
Procura-se Um Marido da autora Carina Rissi é um livro com uma história leve que eu tinha muita vontade de ler, especialmente depois que ele foi inspirado no filme Procura-se e aproveitei que em Janeiro eu ganho vários livros de presente de aniversário do meu marido e meus filhos para incluí-lo na lista e conhecer a escrita da Carina Rissi.
Neta de um poderoso empresário, Alicia Moraes de Bragança e Lima, é uma jovem mulher de 24 anos que está acostumada a ter uma vida repleta de viagens e festas pelo mundo onde o único objetivo é proporcionar divertimento sem controla para ela. Quando digo sem controle é porque Alice é uma pessoa considerada mimada, inconsequente e irresponsável pelos seus atos. Tanto que os apelos, broncas e sermões do avô Narciso, pedindo para Alicia não se meter em confusões nos quatro cantos do mundo e principalmente tomar juízo sempre foi em vão para Alice.
Acontece que a vida resolveu dar uma rasteira em Alice e seu avô Narciso faleceu, deixando um testamento onde Alicia só poderia ter direito a herança dela quando estivesse casada há pelo menos um ano. Vou ser sincera, não achei a ideia de Seu Narciso tão boa assim. A pessoa não precisa casar para tomar juízo na vida e ter responsabilidades. Entretanto, eu comprei a proposta do enredo do livro e aceitei as exigências de seu Narciso. Mas voltando... Indignada com a atitude e desconfiança do avô Narciso, Alicia viu sua vida mudar tragicamente.
Além de ter seus bens herdados nas mãos de Clóvis, seu tutor, que foi morar na mansão de seu Narciso juntamente com sua esposa e ainda controlar a vida de Alicia, ela também precisava trabalhar em uma das filiais do Conglomerado Lima. No entanto Alicia foi surpreendida ao descobrir que seu cargo na empresa não ocupava o lugar que era de seu avô na presidência e sim, como assistente da secretária. Ela teria que começar com cargos menores para dar mais valor e principalmente, Alicia precisava empenhar para crescer na empresa. Uma tarefa bastante difícil para Alice com atitudes infantis para recuperar seu patrimônio.
A vida de Alicia não estava nada fácil, por isso ela decidiu usar a cláusula do testamento onde é mencionado o casamento ao seu favor e anunciou em um jornal a proposta de contratar um marido de aluguel, ou melhor, um marido de mentira por um ano. E após entrevistar vários candidatos sem sucesso para seu plano, Alicia resolveu entrevistar mais um candidato que tinha conversado com sua amiga Mari pelo telefone e para surpresa de Alicia, o candidato era o Maximus Cassini, o jovem executivo da empresa que Alicia trabalhava e com quem ela estava sempre brigando.
Resumidamente, Max era o oposto de Alicia e principalmente, ele era um profissional responsável. Entretanto, precisava de um pequeno detalhe para tornar-se um executivo bem reconhecido na empresa. Então ambos veem uma oportunidade nesse casamento, afinal um iria ajudar ao outro. Por isso, não demorou muito tempo para eles se casarem no cartório. O grande problema era fazer as pessoas acreditarem, que Max e Alicia eram apaixonados e havia se casado por amor. Com espaço de um ano, Max conquistaria seu objetivo e Alicia tinha a oportunidade de mostrar que além do casamento, ela adquiriu juízo para recuperar sua herança.
Para quem gosta de ler aqueles romances leves com gostinho de romance água com açúcar e não foge do belo clichê, a escrita da Carina Rissi é um prato cheio. O leitor pode deliciar-se com momentos apaixonantes, emocionantes e dar boas risadas enquanto descobre se Max e Alicia têm uma boa química como casal. Por ser meu primeiro contato com a escrita da Carina Rissi, posso dizer que foi uma experiência muito boa, pois não é meu gênero favorito. A história possui seus pontos fortes e fracos e não nego que encontrei algumas reviravoltas engraçadas que não contém no filme.
Porém não vou esconder que durante a leitura teve dois momentos que senti a leitura um pouco arrastada, principalmente, porque a Alice é aquele tipo de personagem que precisa ter um pouquinho de paciência. Tem uma personalidade difícil e foram justamente esses momentos que a leitura ficou lenta. Não considero como um ponto negativo, mas a situação em que Alice foi envolvida foi provocada por ela mesma. Tudo poderia ter sido resolvido com uma conversa aberta entre Alice e Max, como um casal. Contudo algumas páginas ficaram com a sensação que a autora optou em deixar o casal admitir que um ame o outro.
Também que destacar que achei o final meio acelerado, especialmente à cena da biblioteca. Não vou contar os detalhes para não estragar a experiência dos leitores que ainda não leu, mas essa cena eu considerei um ponto negativo na história, pois ela merecia um desenvolvimento melhor e toda a cena foi descrita com muita rapidez. Contudo, no geral foi uma história divertida e a evolução pessoal da Alicia é bacana de acompanhar. Porque se a fortuna do avô Narciso tivesse ido para as mãos da Alice imatura, pode ter certeza, não iria dura seis meses.
Agora vou reclamar de um detalhe chato que não posso deixar de lado. Mesmo que meu livro foi presenteado, ele custou dinheiro de quem comprou. Não basta o livro ter uma capa bonita que desperte curiosidade do leitor. A minha edição está com vários erros de revisão. Muitas frases sem ponto final e diálogos sem travessão. Vários momentos eu li um diálogo de Alicia com Mari ou Alicia com Max e não tinha travessão na conversa. Deixa a sensação que eram pensamentos da Alicia, porque a história é contada no ponto de vista dela e na verdade, a frases era uma fala dos personagens.
Desculpa o que vou falar, mas é falta de atenção da equipe da editora. Puxa vida, tenha mais carinho com suas edições. São erros bobos, mas precisa ser consertado nas edições futuras do livro. Enfim, vou finalizando a minha opinião recomendo Procura-se Um Marido para aqueles leitores que gostam de romances leves, fáceis de ler e com toque de humor. Pode ter certeza, o livro consegue cumprir com a proposta de entreter o leitor.
“Max_Comex diz:
Sei que a gente mal se conhece, mas tenho certeza que algo extraordinário vai
acontecer se ficarmos juntos. Prometo que vou te amar, te respeitar, te
proteger e te apoiar em todos os momentos da nossa vida. Case comigo e me faça
um homem completo. E você respondeu…
Alicia Lima diz:
Eu caso!!!”
Sobre a autora:
Carina Rissi é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração. Quando se desgruda dos livros – tanto dos que lê quanto dos que escreve –, Carina se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e fazendo planos para conhecer o mundo todo, agora que começou a superar o pavor de voar. Ela nasceu em Ariranha, interior de São Paulo, e atualmente mora em Portugal com o marido e a filha.
Beijos e até a próxima!
0 Comentários