. Título: Beleza Fatal | . Escrita e Roteirista: Raphael Montes | . Direção: Maria de Medicis | . Ano: 2025 | . 40 Capítulos | . Duração: 48 - 70Min | . 5★
Olá pessoal!
Não é nenhuma novidade que depois de muitos anos eu voltei assistir telenovelas e tudo começou com A Viagem que foi reprisada no período de 22/04/2024 até 02/11/2024 e não parei mais. Já tenho uma lista de telenovelas para assistir, mas momento eu estou acompanhando Roque Santeiro, Tieta, Vale Tudo de 1988 e a interessantíssima, Beleza Fatal, que foi finalizada na última sexta-feira, 21 de Março. Beleza Fatal não é somente como à primeira novela Max da América Latina, como também marca Raphael Montes no universo das telenovelas.
Composta de 40 capítulos, Beleza Fatal foi liberada pela Max em blocos semanais de cinco capítulos, a trama inicia com duas viaturas da polícia chegando em um prédio e levando uma empregada algemada para delegacia. Dessa maneira, somos transportados para um pequeno passado, onde Cléo (Vanessa Giácomo) e Sofia (Melissa Sampaio) acabam perdendo tudo que tinha em um incêndio provocado por uma vela em Joanópolis. Não tendo ninguém para ajudar, Cléo decide ir atrás da prima Lola (Camila Pitanga), que mora no Rio de Janeiro com seu marido Rubem (Rei Black) e o filho Gabriel (Noah Moi) para recomeçar à vida. Lola é secretária na clínica do cirurgião plástico Rog Ferreira (Marcelo Serrado) na qual Rebeca (Fernanda Marques) foi candidatar ao emprego de modelo da clínica e acaba sendo convencida pelo Rog a fazer uma cirurgia plástica.
Durante a cirurgia feita pelo Rog e seu melhor amigo Dr. Benjamin Argento, (Caio Blat) Rebeca Paixão teve complicações e foi abandonada num terreno baldio na Barra da Tijuca. Sem nenhuma notícia da filha Rebeca, Elvira (Giovanna Antonelli) e Lino (Augusto Madeira) resolveram ir à delegacia atrás de notícias e Rubem, marido da Lola, começou a investigar o caso do sumiço da modelo e conseguiu as imagens do circuito de segurança onde a clínica de Rog é monitorada. Acontece que Rubem teve uma grande descoberta com as imagens e até tinha a possibilidade de arruinar seu casamento com Lola. No pendrive constava as imagens de Benjamim saindo correndo e completamente apavorado. Logo em seguida, Rog e Lola saindo com Rebeca desacordada numa cadeira de rodas. Com ajuda de Lola, Rog colocou Rebeca no carro e saindo desesperado, enquanto Lola retornava com a cadeira de rodas para clínica.
Sabendo que Lola estava mentindo, Rubem decidiu confrontar sua esposa sem escrúpulos. Cléo que tinha levado Gabriel e Sofia para pegar o escolar para o colégio, ouviu a discussão intensa entre Lola e Rubem e para não ser presa por encobrir um crime, Lola atirou no próprio marido e para sair ilesa da situação, pediu para Cléo tomar seu lugar. Dessa forma, voltamos para a primeira cena da novela, com Cléo sendo presa pelos policiais e Sofia vendo sua mãe indo presa por um crime que não cometeu. Entretanto, Rebeca é encontrada e foi conduzida para o hospital com complicações de uma cirurgia mal sucedida e precisando de um transplante de coração, deixando Elvira, Alec (Raphael Raposo) e Lino desesperados.
Ambiciosa por riqueza e poder, Lola decidiu ameaçar Benjamin com o vídeo da câmera de segurança e para melhorar sua ameaça, Lola também tinha o celular de Rebeca, para dar início e conseguir um investimento para criar a Lolaland, sua própria clínica de estética. Contudo, Sofia descobriu a verdade sobre a morte de Rubem e a inocência da sua mãe. Sem Cléo saber, Sofia conseguiu pegar o celular de Rebeca no quarto de Lola, fugiu da casa e encontrou o celular de Rebeca a investigadora Viviane Martins (Naruna Costa) que assumiu as investigações do caso Rebeca. No momento que Sofia estava na delegacia, Elvira estava conversando com a Viviane e Sofia conquistou abrigo na casa da família Paixão.
Com um salto de dezesseis anos, o espectador encontra Lola sendo uma famosa empresária e influenciadora, comandando a clínica de estética, Lolaland e casada com Benjamim. O passado sombrio estava esquecido, pois caso Rebeca estava arquivado juntamente com os acontecimentos sobre a morte de Rubem, porém Sofia (Camila Queiroz) acaba recebendo um vídeo de sua mãe Cléo enquanto estava na cadeia. Esse vídeo ficou guardado pela ex-presidiária chamada Nara (Georgette Fadel) que havia prometido a Cléo que entregaria nas mãos de Sofia. Através de Carol (Manu Morelli), filha de Tomás (Murilo Rosa) e neta do Dr. Átila Argento (Herson Capri), Sofia decide assumir a identidade falsa de Júlia Guimarães para iniciar sua jornada de vingança contra sua prima Lola.
Com várias reviravoltas, tantas manipulações, trama envolvente e personagens marcantes, Beleza Fatal merece todo sucesso que conquistou nestes 40 capítulos. Primeiramente, porque a telenovela não se prende ao politicamente correto como tem apresentado as novelas atuais. Beleza Fatal contém temas e assuntos relevantes como as questões sobre a pressão estética e as consequências das intervenções cirúrgicas, mas com gostinho das novelas antigas que eram ousada e principalmente, não tinha medo do cancelamento. A internet contém diversas influenciadoras que mostram seu dia a dia, a vida perfeita que elas têm e principalmente, seus empreendimentos milionários e divulgando cirurgias e procedimentos estéticos que traz resultados em curto prazo para seus seguidores. Lola se encaixou perfeitamente neste universo e cada capítulo assistido deixava um gancho que despertava minha curiosidade para o próximo capítulo.
Também preciso mencionar que parte do sucesso de Beleza Fatal se deve ao elenco que foram sensacionais. Em geral todos deixaram à sensação que estavam à vontade com seus papéis e entregaram com bastante intensidade. O grande destaque é Camila Pitanga sendo a maravilhosa Lola. A personagem é vilã fria, impiedosa e pensava apenas nela e seus objetivos. No caso, o sucesso da Lolaland. Ela não tinha receio de pisar e passar por cima das pessoas, é debochada e tinha várias falas e atitudes absurdas, que foi uma delícia odiar a Lola. Sem nenhuma duvida, Lola entrou na fila de vilões prefeitos. Giovanna Antonelli como Elvira e Camila Queiroz como Sofia/Júlia também não ficaram para atrás. Sei perfeitamente que Beleza Fatal dividiu opiniões, mas quem assistiu a novel inteira, em algum momento, ficou com muita vontade de frequentar a casa da família Paixão, nem que seja uma vez.
Por isso, na minha humilde opinião, Sofia perdeu muito com essa história de vingança. Tudo bem que ela conquistou a família Paixão como sua aliada e todos vingaram pela morte da Rebeca, da Cléo e até do Rubem, mas Sofia não sob parar e mereceu o final de teve. Não nego que a minha expectativa foi enorme para o final de Beleza Fatal. Confesso que pensei primeiramente na escrita é do Raphael Montes... O cara simplesmente consegue deixar qualquer estômago embrulhando com a leitura de seus livros, contudo, achei o final entre Lola e Sofia bem previsíveis. Mas durante o final de semana pensei melhor a sensação de déjà vu que Beleza Fatal deixou e mudei um pouco a minha opinião, sim.
Claro que desejei que o final de Rog fosse mais pesado, mas a minha vontade de Rog ser punido corretamente, ficou nas mãos da Gisela Argento ( Julia Stockler). A esposa de Rog se vingou de uma maneira que aplaudi de pé por causa da sua atitude. Aliás, ela é uma personagem que abordou a dismorfia corporal. Quem assistiu e não sabe nada sobre o assunto vale à pena pesquisar e conhecer mais sobre ele. Não considero ponto negativo, mas um pouco fraco. O núcleo da escola de dança, mas também compreendo que ele foi necessário para alguns personagens da novela. Como também achei a cena do casamento, no final da novela, longa demais. Beleza Fatal é uma ótima telenovela, contendo todos os clichês que um noveleiro adora acompanhar. Sim, Beleza Fatal conquistou meu coração, porque sou fã da escrita do Raphael Montes e não tenho vergonha em dizer que sou fã dele. Tenho quase todos os livros dele e vou ler e reler todos os livros que tenho dele para resenhar. Ah! Antes de ir embora, preciso dizer: Lola você mora no meu coração!
Nossa escrevi demais e não contei praticamente nada do enredo. Empolguei demais... Enfim... Recomendo a telenovela Beleza Fatal para todos os noveleiros, mas aconselho que tenha pelo menos 16 anos por causa dos temas adultos e não esqueça... Pode ter certeza que irá encontrar vilã presa, seus comparsas sendo punidos, mocinha conquistando seus objetivos de vingança. Agora se a vingança de Sofia valeu tudo que ela passou ou não valeu, você terá que assistir para descobrir. Eu sei a resposta!
Beijos e até a
próxima!
0 Comentários