. Título: S. Darko - Um Conto de Donnie Darko | . Título Original: S. Darko - A Donnie Darko Tale | . Direção: Chris Fisher | . Roteiro: Nathan Atkins | . Baseado no personagem de Donnie Darko - Richard Kelly | . Ano: 2009 | . Duração: 1h e 43 min | . 1★

 

   Olá pessoal!

   Donnie Darko é um daqueles filmes que não precisa ter continuação, pois é um filme redondo com sua história fechada, mas você sabia que Donnie Darko contém uma suposta continuação? Digo suposta porque ficou esquecida, por mim, por muitos anos pelo fato de ter muita crítica negativa. Entretanto sempre tive aquela pequena curiosidade de assistir e ter minha própria opinião. Aproveitando que reli Donnie Darko e assisti novamente ao filme, decidi criar coragem a assistir S. Darko: Um Conto de Donnie Darko e... Que filme horrível!

    S. Darko começa contando a história de Samanhta Darko (Daveigh Chase), irmã mais nova de Donnie Darko. Nos créditos iniciais é mencionado que passou sete anos da morte trágica de Donnie Darko e Samantha com dezoito anos e agora, sofrendo de sonambulismo, decidiu fugir de casa para viver viajando com uma amiga chamada Corey (Briana Evigan) rumo à Califórnia. Corey disse para Samantha que seu pai tem uma oportunidade de trabalho para elas em um clube, já que ambas desejam ser dançarinas. Acontece que carro delas quebrou em Conejo Springs, Utah e conseguiram ajuda do Randy ( Ed Westwick) um verdadeiro playboyzinho de cidade interior onde um garoto está desaparecido.

    Enquanto isso, o filme também apresenta um veterano sem-teto que os moradores da cidadezinha apelidaram de Jack do Iraque (James Lafferty) está sentado no topo de um moinho de vento observando um meteorito caindo, surpreendentemente, consegue conversar com o espírito de Samantha Darko morta, informando que 4 dias, 17 hora, 26 minutos e 31 segundos, o mundo acabará. No dia seguinte pela manhã, Samantha acordou no banco da praça e vê que um meteorito havia caído no moinho e sem saber,  Jack tinha sido salvo pelo espírito de Samantha morta.

    Ainda bem S. Darko: Um Conto de Donnie Darko não destruiu nada que Richard Kelly criou em sua obra original, Donnie Darko porque, as sequências de filmes originais, raramente conseguem oferecer o mesmo nível de qualidade ou satisfação aos fãs. Por isso sempre tento assistir as continuações de filmes originais com a mente aberta para aproveitar melhor a experiência. Honestamente... Este Darko é apenas no nome. Felizmente, porque a única ligação de S. Darko é a Samatha Darko ser irmã de Donnie Darko e sinceramente, este filme não contribuiu nada com o filme original e... Vou dar um pequeno spoiler. Jack é neto de Roberta Sparrow, também conhecida como Vovó Morte que escreveu o livro A Filosofia da Viagem no Tempo.

   Fiquei com a sensação que o enredo estava forçando a barra para ser importante quanto o filme Donnie Darko, mas alguns assuntos ficaram sem explicações. Uma delas, é Corey tendo visões do garoto desaparecido e nenhum momento ter mencionado que ela tinha contato com o sobrenatural e também, a história do meteorito que caiu e as pessoas que tocaram neles começaram a ter alergia. A forçação de barra piora um pouco mais... Além de Samantha tornar-se sonâmbula acordando sempre longe da sua cama, da mesma maneira que Donnie Darko, o espírito morto de Samantha dava ordens para Jack executar. Como por exemplo, colocar fogo em uma igreja onde o pastor possui caráter duvidoso e pior, o filme trouxe uma cena onde a Samantha morta decidiu pedir a Jack para fazer uma máscara de coelho. Tenha dó!

    Enfim, S. Darko: Um Conto de Donnie Darko, em minha opinião, é um filme inútil e se resume em Samantha Darko e Corey fazendo loop infinito. Uma morrendo para salvar a outra e vice versa, enquanto em Donnie Darko, contém elementos sobre a viagem no tempo. Para  quem eu recomendo S. Darko – Um Conto de Donnie Darko? Para ninguém, apenas aconselho que, se você for uma pessoa curiosa como eu e deseja assistir S. Darko para conhecer a história... Um conselho: Leia o livro Donnie Darko para conhecer o roteiro original de Richard Kelly, o criador de Donnie Darko e todos os elementos que enriquece a história desse personagem e assista o filme Donnie Darko de Richard Kelly e tire suas próprias conclusões.

 

Confira todas as resenhas de Donnie Darko.

 

   Beijos e até a próxima!