. Título: O Sonho da Sultana | . Título Original: Sultana’s Dream | . Autora: Roqui ou Rokeya Sakhawat Hossain  | . Editora: Wish | . Série: Sociedade das Relíquias Literárias #8A | . Tradução: Lady Sybylla | . Ano: 2020 | . 22 páginas | . 5★

 

   Olá pessoal!

  Escrito 1905 pela autora, Roquia Sakhawat Hussain ou Rokeya que foi uma mulher visionária, ativista pelos direitos das mulheres muçulmanas e foi ela responsável pela abertura da primeira escola islâmica para moças, o conto O Sonho da Sultana é utopia feminista onde os papéis de gênero foram invertidos. É um ótimo conto.

   Na história narrada em primeira pessoa por uma sultana que não tem seu nome revelado, conta que teve um sonho completamente diferente da sua realidade. Nesse sonho, ela conhece a Irmã Sara, uma habitante de um lugar utópico chamado TerraD’Elas. Neste lugar as mulheres conquistaram todos os direitos e exercem todo o tipo de função social sem nenhuma ajuda dos homens, os mantendo na zenana enquanto as mulheres são livres e tem acesso ao mardana.

   Para quem não sabe zenana refere-se uma parte da casa que é designada para as mulheres e exercem as funções domésticas enquanto os homens têm livre acesso a mardana, a parte designada para os homens e as visitas. No sonho da protagonista, os papéis são inteiramente invertidos. A Irmã Sara é encarregada de apresentar para Sultana este mundo dominado pelas mulheres que um dia foi dos homens e atualmente, nas mãos delas tornou-se um lugar avançado tecnologicamente, próspero e saudável.

   O Sonho da Sultana contém poucas páginas, eu li durante o café da manhã e foi uma leitura maravilhosa. É uma história que contém um ensinamento enorme para os leitores, especialmente para as mulheres e mostra os problemas reais e culturais das mulheres muçulmanas da época que sofria opressão fortíssima provocada pelos homens que inferioriza as mulheres.

  Na história a Irmã Sara e a Rainha mostraram para a Sultana como as mulheres ganharam acesso à educação e por um decreto da rainha construíram universidades para as mulheres e com inteligência delas conseguiram ganhar uma guerra onde os homens estavam sendo derrotados e ainda levaram todos os homens sobreviventes para zenana de livre e espontânea vontade.  

   Enfim, só me resta recomendar o conto O Sonho da Sultana para todos os leitores, sem nenhuma restrição. Já conquistamos muito, mas ainda estamos no caminho para chegar ao nível das mulheres de TerraD’Elas. Leia Roquia Sakhawat Hussain e amplia seus horizontes. 

 

 

Confira todas as resenhas do projeto:

Sociedade das Relíquias Literárias

 

“Se não é possível salvar o país por falta de força física, dissera a rainha, tente fazê-lo pelo poder do cérebro.”

 

    Sobre a autora:

   Rokeya Sakhawat Hossain também conhecida como Roquia Sakhawat Hussain, foi uma escritora mulçumana feminista e ativista social da região de Bangladesh. Seus esforços são mais conhecidos na luta pela igualdade de gênero, sendo ela responsável pela abertura da primeira escola islâmica para moças.

 

Beijos e até a próxima!