. Título: Abril Encantado | . Título Original: Enchanted April | . Autora: Elizabeth Von Arnim | . Editora: Wish | . Série: Sociedade das Relíquias Literárias – Livro do Semestre #1 | . Tradução: Rachel Agavino | . Ano: 2020 | . 321páginas| . 4 ★
Olá pessoal!
Abril Encantado, publicado originalmente 1922, é o primeiro livro do semestre da série Sociedade das Relíquias Literárias. Até o momento eu tinha lido apenas contos curtos na série criada pela editora Wish e achei Abril Encantado um romance leve como uma brisa, mas que proporcionou uma leitura deliciosa.
Elizabeth Von Arnim dá voz a quatro mulheres distintas que resolvem viajarem juntas durante o mês de Abril. Tudo começa quando a Sra. Wilkins vê o anúncio no jornal, numa tarde de Fevereiro, sobre um antigo castelo medieval na Itália enquanto estava sentada na sala do Clube de Senhoras em Londres. Ela estava meio infeliz e a ideia de ter um mês inteiro disponível apenas para ela sem nenhuma preocupação com o marido, a deixava inquieta.
Contudo, a Sra. Wilkins sabia perfeitamente que suas economias não eram suficientes para bancar uma viagem e passar um mês no castelo. É quando ela percebe a Sra. Arbuthnot, com jornal nas mãos e mesmo antes que dela cair por si, já estava tentando convencer a Sra. Arbuthnot de ir viajar com ela para o castelo na Itália. A Sra. Arbuthnot não foi convencida tão facilmente, ainda mais porque a Sra. Wilkins era praticamente uma desconhecida para ela. No entanto a Sra. Arbuthnot, que pertencia a um dos vários grupos da igreja, também estava descontente com sua vida atual e ficou surpresa consigo mesma ao aceitar o convide da Sra. Wilkins.
Tentando reduzir os valores das despesas dessa aventura, a Sra. Arbuthnot e a Sra. Wilkins decidem colocar um anúncio no jornal, para encontrar mais duas mulheres e dessa maneira, elas conhecem a Sra. Fisher, uma velhinha meio ranzinza e a jovem glamourosa Lady Caroline Dester. Assim, as quatro mulheres com personalidades totalmente diferentes se juntam para interagir numa grande aventura no pequeno castelo.
Quando comecei a ler as histórias que estão na Sociedade das Relíquias Literárias, não imaginava encontrar tanta diversidade de gêneros. Cada leitura está sendo surpreendente e aumentando minha expectativa para continuar conhecendo as outras leituras desse projeto literário da Wish. A história de Abril Encantado pode parecer simples, pois a história é praticamente mostrando o mês de férias delas e como a convivência de cada uma influenciou em suas vidas, mas é conduzida de maneira tão bem construída que a leitura consegue transmitir sutileza. Porém contém um inicio em ritmo lento.
Se for comparada com a nossa atual situação, é perfeitamente natural um grupo de mulheres viajarem sem seus maridos e filhos para descansar e ter momentos consigo mesma. Não é e nunca foi um ato de egoísmo, mas se o leitor olhar a história com olhos de pessoas daquela ocasião, esse ato das quatro mulheres eram algo inovador. Totalmente diferente e talvez alarmante porque nenhuma delas estava pensando nos maridos, nas suas obrigações e tarefas diárias. Elas apenas queriam tirar um momento só para elas, uma férias da vida que estavam levando e não estavam satisfeitas.
Teve momentos que até se sentiram culpadas por estarem fazendo algo para elas sem que os maridos dessem permissão. É um absurdo pensar no marido dando permissão para a esposa viajar, é sim, mas quando este livro foi escrito, era outra época com outros costumes. Entretanto, ao longo da leitura elas descobrem que são fortes e inteligentes. Especialmente a Sra.Wilkins e a Sr. Arbuthnot que são particularmente bem desenvolvidas na história, tendo seus casamentos com situações diferentes para enfrentar com seus respectivos maridos. A Lady Caroline também foi uma personagem que provocou certa surpresa. Para ser sincera no princípio ela deixou a impressão de ser mimada e bastante ingrata, no entanto à medida que o romance avançou, ela mostrou um lado diferente. Além de ter a Sra. Fisher sentindo-se jovem novamente.
Depois que terminei a leitura descobri que essa história ganhou uma adaptação chamada Um Sonho de Primavera que foi estreado em 1992, recebendo dois prêmios no Globo de Ouro em Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. Enfim, Se você procura uma leitura leve e cativante, Abril Encantado é uma boa dica. Até arrisco em dizer que tornou-se uma leitura divertida e fui surpreendida positivamente. Recomendo para leitores que gostam de leituras clássicas.
Confira todas as resenhas do projeto:
Sociedade das Relíquias Literárias
“Suas mentes estavam ocupadas, e os sonhos que tinham eram claros, curtos, rápidos, inteiramente diferentes dos pesados sonhos que tinham em casa. Havia algo na atmosfera de San Salvatore que produzia uma atividade mental em todos, exceto nos nativos.”
Sobre a autora:
Elizabeth Von Arnim era uma romancista britânica e, por casamento, membro da nobreza alemã. Ela deu início a sua carreira literária em 1898, publicando Elizabeth and Her German Garden, um romance semiautobiográfico que revelou um grande sucesso, sendo reimpresso 21 vezes no primeiro ano. Von Arnim publicou outros 20 livros. Elizabeth era prima de Katherine Mansfield, e passou sua velhice em Londres, Suíça e na Riviera francesa. Quando estourou a Segunda Guerra Mundial, ela fixou residência permanente nos Estados Unidos, onde morreu em 1941, aos 74 anos.
Beijos e até a próxima!
0 Comentários