. Título: O Experimento do Doutor Heidegger | . Título Original:Dr. Heidegger's Experiment | . Autor: Nathaniel Hawthorne | . Editora: Wish | . Série: Sociedade das Relíquias Literárias #10 | . Tradução: Anna Carla Castro  | . Ano: 2021 | . 20 páginas | . 5★

 

   Olá pessoal!

   Publicado originalmente em 1837, O Experimento do Doutor Heidegger é um conto intrigante onde apresenta o Dr. Heidegger, um médico idoso e sábio que convida seus quatro amigos, O Sr. Medbourne, o Coronel Killigrew, o Sr. Gascoigne e a Viúva Wycherly, para participar de um experimento bastante curioso. Todos de idade avançada que  tiveram vidas desafortunadas. O Sr. Medbourne era um comerciante de sucesso, mas perdeu a maior parte de sua fortuna em uma especulação. O coronel Killigrew desperdiçou seus melhores anos em prazeres profanos. O Sr. Gascoigne era um político arruinado com má reputação, mas agora  tornou-se uma figura perdida na obscuridade. 

   A viúva Wycherly costumava ser uma beleza venerável, mas viveu os últimos anos em reclusão por causa de algumas histórias indecorosas. Assim que os quatro amigos chegaram ao estúdio do Dr. Heidegger, o médico pediu ajuda para realizar um experimento e sem esperar por uma resposta o Dr. Heidegger atravessou a sala e tirou uma rosa  seca de dentro do livro. A rosa era  guardada  com carinho, pois era o último presente  de Sylvia Ward, que no passado tinha dado ao médico presente para usar durante a cerimônia de casamento deles. Entretanto ela faleceu um dia antes do casamento e diante dos seus amigos, o Dr. Heidegger acredita que pode florescer a rosa novamente. 

   No primeiro momento, a viúva Wycherly não acreditou, mas quando o Dr. Heidegger colocou a rosa no vaso com água e a rosa voltou à vida na presença dos convidados, não foi apenas a viúva Wycherly que ficou impressionada com o milagre. A principio, os amigos acreditaram que era um truque, contudo o Dr. Heidegger explicou que a água tinha sido enviada por um conhecido que sabia do seu interesse pelo assunto e o Dr. Heidegger estava oferecendo a água a cada um deles para restaurar o vigor da juventude, já que ele próprio não está interessado.

   Que conto delicioso!

   Apesar do conto seja curto e pode ser lido rapidamente, ele consegue proporcionar assuntos importantes sobre a vaidade, o poder, a ganância, a luxúria e principalmente sobre o egoísmo e ignorância. Não é spoiler eu contar que os amigos do Dr. Heidegger tomaram da água da juventude. Acredito que qualquer pessoa em sã consciência iria aproveitar a oportunidade de beber da água para rejuvenescer. Nem que seja um pouquinho. 

  O interessante do conto é descobrir as atitudes dos convidados após ter bebido a água da Juventude. Se eles estão dispostos a corrigir os erros do passado, pois ao longo dos anos aprenderam com as experiências vividas e mesmo com a juventude renovada, o passado não pode ser esquecido. Ou simplesmente resolveram ignorar os fatos que o Dr. Heidegger disse para eles e decidiram repetir os erros do passado como se nenhum dos quatro tivesse aprendido nada com o passar dos anos.

   Mais um conto do projeto Sociedade das Relíquias Literárias da Editora Wish que conseguiu conquistar um espaço entre as minhas leituras maravilhosamente. Recomendo que leia O Experimento do Doutor Heidegger e o conto A Filha de Rappaccini que também faz parte da Sociedade das Relíquias Literárias. Vale a pena ler. 

 

Confira todas as resenhas do projeto:

Sociedade das Relíquias Literárias 

 

“ Antes que bebam, meus caros e velhos amigos, seria de bom tom, com a experiência de vida que possuem, que esboçassem algumas regras para guia-los ao vivenciar uma  segunda vez os perigos da juventude.”

 

   Sobre o autor:

   Nathaniel Hawthorne nascido em Salem 1804, foi um escritor norte-americano, considerado o primeiro grande escritor dos Estados Unidos e o maior contista de seu país, sendo o responsável por tornar decisivamente o puritanismo americano um dos temas centrais da tradição gótica. É autor de A Letra Escarlate.

 

   Beijos e até a próxima!