. Título: O Homem nas Trevas | . Título Original: Don't Breathe | . Direção: Fere Alvarez | . Ano: 2016 | . Duração: 1h e 28min | . 5★
Olá pessoal!
Com uma trama bastante interessante, O Homem nas Trevas é uma ótima pedida para quem gosta de filmes de suspense que consegue prender do começo ao fim. É bom demais quando o filme pega uma situação que parece ser simples, com poucos personagens se envolvendo em dificuldades reais, e sem perceber, a situação traz circunstâncias complicadas e a fuga é o único meio de sobrevivência. Eu fiquei bem satisfeita com O Homem nas Trevas, porque senti que estava numa atmosfera claustrofóbica. Simplesmente é um filmaço!
O Homem nas Trevas gira em torno de três assaltantes, Rocky (Jane Levy), Alex (Dylan Minnette) e Money (Daniel Zovatto), que ganham à vida invadindo residências luxuosas e roubando objetos de valor. Rocky sonha em deixar Detroit para viver na Califórnia com a pequena Diddy (Emma Bercovici). Ela tem um relacionamento com Money, o líder do trio. Um verdadeiro babaca para ser honesta quanto a característica de Money. Para completar o trio, Rocky e Money estão associados ao Alex. O pai dele trabalha com sistemas de segurança de residências e acaba facilitando os roubos nas casas luxuosas.
Alex é o responsável por desativar os sistemas de segurança, dessa maneira os roubos do trio são executados com sucesso. Até que o trio de ladrões se depara com uma oportunidade aparentemente fácil. Invadir a casa de um homem cego (Stephen Lang) que guarda uma fortuna valiosa que recebeu de indenização após a morte da filha por atropelamento. Tudo parecia perfeito para o trio de assaltantes, o homem cego vivia solitário numa casa caindo aos pedaços e numa rua completamente abandonada de Detroit. Nada poderia ser mais fácil. Durante a noite dariam uma carne com soníferos para cão de guarda do cego e depois invadiriam a resistência para pegar o dinheiro.
Acontece que a vítima cega do trio de ladrões perdeu a visão em combate, pois é um veterano de guerra. O cara é simplesmente casca grossa, malvado e bastante habilidoso que guarda vários segredos dentro de casa. Além do dinheiro da indenização, a casa deste veterano de guerra guarda um segredo sombrio. Não vou contar o segredo porque vou dar spoiler, mas é um segredo bizarro. Acontece que um plano que aparentemente era perfeito e fácil, se transforma numa situação completamente fora de controle dos assaltantes. Eles acabam encurralados na casa do cego precisando lutar de todas as formas para sobreviver, pois dentro da casa, o ambiente é cheio de segredos e contém um rottweiler totalmente perigoso que chega a ser igual ao próprio dono.
Dessa forma O Homem nas Trevas construiu um enredo bem desenvolvido apresentando uma ambientação claustrofóbica e ao mesmo tempo, manipulado nossos sentimentos. Ao longo do filme Fede Alvarez fez a gente mergulhar na mente dos personagens, principalmente do cego, que se tornou um homem sombrio e totalmente enlouquecido. Se objetivo de Fede Alvares era marcar nossas mentes com um vilão interessante e um tanto maluco, objetivo alcançado. Pelo menos aqui em casa, todos nós ficamos surpreendidos com o filme e presos até o final.
Não quero dar muitos detalhes para não estragar as surpresas que contém o filme, mas não posso deixar de mencionar as cenas no porão da casa. Chega um momento no filme que a única opção dos assaltantes é tentar escapar pelo porão. Contudo o segredo que o homem cego guarda no porão trouxe uma reviravolta na história surpreendente e assustadora. Aquela história simples de assalto que parece não ter pretensão nenhuma e acaba transformando-se no suspense maravilhoso, onde o ranger das tábuas da casa ou as respirações ofegantes é um ótimo motivo para arrepiar.
Então sem mais delongas, deixo a dica de O Homem nas Trevas para quem ainda não assistiu. Quem gosta do gênero suspense é um baita filme. Tive o prazer de vê-lo no cinema com meu marido na ocasião da estreia e sempre que tem oportunidade assisto com ele e meus filhos. Recordando enquanto escrevo essa opinião, lembro que saímos do cinema bastante satisfeitos pelo filme ter proporcionado uma ótima experiência. Aliás ainda consegue oferecer uma ótima experiência, mesmo sabendo o enredo. Enfim, como fã do gênero, considero um suspense autêntico.
Todas as resenhas de O Homem nas Trevas
Beijos e até a próxima!
0 Comentários