. Título: Premonição |  . Título Original: Final Destination | . Direção: James Wong | . Franquia: Premonição #1 | . Ano: 2000 | . Duração: 1h 38min | . 5★❤

 

   Olá pessoal!   

   Se tem uma franquia que gosto bastante e este ano ganhou mais um filme, é Premonição. Então decidi fazer uma viagem nesta franquia e rever todos os filmes dela juntamente com o novo filme. Algum tempo atrás eu li em um site que Premonição, o primeiro filme da franquia, era um roteiro para o episódio da série Arquivo X, pois James era roteirista da série junto com Glen Morgan. Se essa informação é verdade, eu não sei, mas não dá para negar que Premonição trouxe uma história inovadora na ocasião que nem dá para acreditar. Premonição chegou trazendo a ausência de um vilão físico, mas quem assiste sabe perfeitamente que ele está ali durante o filme inteiro. A história é tão interessante que  conquistou vários fãs do gênero e não nego que sou uma delas. Resumindo melhor, considero um clássico que proporciona muita diversão, para aqueles que é fã de suspense. Um prato cheio de emoções!

   A história conta sobre um grupo de estudantes americanos do ensino médio, prestes à embarcar para uma viagem de excursão de estudos para França no Voo 180. Entre eles está Alex Browning (Devon Sawa) que na véspera da viagem deseja que a etiqueta da última viagem permaneça na mala, mas a mãe menciona que é uma ideia boba e supersticiosa. Pouco antes da decolagem, Alex tem uma premonição com avião explodindo no ar, matando todos a bordo. Apavorado com a visão, Alex insiste para todos saírem do avião. Porém suas palavras iniciam uma confusão com Carter Horton (Kerr Smith) e ambos são retirados do avião. A namorada de Carter, Terry Chaney (Amanda Detmer) saiu do avião por causa da briga de Carter com Alex, o melhor amigo de Alex, Tod Waggner (Chad Donella ) saiu porque seu irmão George ( Brendan Fehr) pediu para ele ver como Alex está passando, a professora Valerie Lewton (Kristen Ann Cloke) e o professor Larry ( Forbes Angus ) que são responsáveis pelos alunos vão atrás de Alex e Carter, mas Valerie menciona que Larry sabe tudo sobre a França e o mandou Larry voltar para o avião, pois assim ficaria com os outros alunos que permaneceram no avião. 

    O estudantes Billy Hitchcock (Seann William Scott) que havia chegado atrasado no avião, acabou sendo expulso porque estava em pé no momento da bagunça de Alex e Carter. Ele até informa para Larry que não brigou com ninguém, mas não consegue voltar para o avião e Clear Rivers (Alison Larter) foi a única estudante que acreditou nas palavras de Alex e saiu tranquilamente do avião. Contudo o problema começa quando o avião que eles estavam decola e minutos após a decolagem, o avião realmente explode no ar conforme a visão de Alex. Todos que sairão do avião ficam em choque e assustados olham para Alex. Rapidamente o FBI inicia as investigações para saber a causa do acidente, pegando o depoimento dos sobreviventes e Alex torna-se suspeito.  Após alguns dias os sobreviventes do Vôo 180 começam a morrer de forma misteriosa. O primeiro deles é o Tod, o melhor amigo de Alex, enquanto estava no banheiro de casa e Alex sentiu que estava acontecendo alguma coisa com seu amigo. Melhor... Ele teve um sinal. A morte de Tod foi considerada suicídio, mas Alex não acreditou que Tod se mataria por causa da conversa deles durante a cerimônia em memória das vítimas que ocorreu naquele dia. O pai de Tod acaba mencionando à Alex que Tod tirou a própria vida pela culpa da morte do irmão que permaneceu no avião. 

   Acontece que Clear também está perto da casa de Tod vendo os acontecimentos da mesma maneira que dois agentes do FBI e Clear diz para Alex ir embora dali. No dia seguinte, Alex decide ir à casa de Clear e ela conta que estava na frente da casa de Tod, porque pressentiu uma sensação estranha, a mesma que ela teve no avião no momento que Alex estava sendo expulso. Por isso, saiu do avião voluntariamente. Com isso Alex acaba mencionando para Clear que também está pressentindo a sensação e deixa claro que os sobreviventes do voo 180 não estão seguros. Que Tod foi apenas o primeiro. Então Alex e Clear resolvem entrar sorrateiramente na funerária, onde está o corpo de Tod para descobrir o que realmente aconteceu com seu amigo. Em frente ao corpo de Tod, eles conhecem o legista William Bludworth (Tony Todd – o eterno Candyman). William acaba revelando que Alex atrapalhou os planos da Morte e ela vai retornar para buscar cada um deles. E realmente não demorou para a morte retornar e buscar mais um sobrevivente do voo 180. Terry morreu no momento que Carter resolveu discutir com Alex em frente uma cafeteria onde Alex estava tomando café com Clear. 

    Após assistir uma reportagem sobre acidente do avião, Alex fez uma pesquisa e descobriu o esquema da morte. Para piorar a situação, Alex descobriu que a professora Valerie é a próxima vitima da morte. Contudo, ela está sentindo-se culpada por ter enviado Larry de volta ao avião e apavorada com a presença de Alex. Por isso está preparando sua mudança para outra cidade, mas ao ver Alex rondando sua casa, decide ligar para os detetives do FBI informando que Alex está perto da sua casa. Dessa vez, Alex tentou salvar a vida da professora, após conversar com os detetives, mas foi em vão. A morte conseguiu capturar a professora Valerie. Dessa forma, Alex decidiu arruinar o esquema da morte, arrumando um plano para enganá-la, enquanto Clear resolve ir atrás de Carter e Billy para juntar-se à ela e Alex, pois Alex é o único que sabe quem é o próximo da lista da morte e assim ele pode salvar um deles do esquema da morte.

   Cheia de situações brutais e clima de angústia, o filme Premonição consegue prender justamente porque não é clichê e contém um tom sombrio. Na ocasião do seu lançamento, tornou-se um terror diferenciado onde a própria morte é vilão em forma de entidade causando perseguição em torno dos sobreviventes do Voo 180. Antes do acidente principal, os sinais estão espalhados na casa de Alex durante a noite enquanto ele dormia e principalmente no aeroporto. Alex até fica pensativo quando vai ao banheiro do aeroporto que está tocando uma música de John Denver, que morreu em um acidente de avião. Vou ser bem sincera, mesmo o enredo sendo básico, ele consegue ser inovador. Digo isso, na época do seu lançamento. Trouxe um inimigo físico completamente invisível com um jogo macabro que Alex era obrigado a desvendar os sinais para driblar a morte. Eu percebi alguns sinais na segunda e na terceira vez que assisti e hoje em dia, depois de rever várias vezes, acho os sinais bem interessante de encontrá-los no filme. 

    É inevitável, aqui a morte é criativa em mostrar o Destino Final para cada um que conseguiu escapar do esquema da morte. Depois de Tod com aquele piso escorregadio e o efeito da água no banheiro sumindo sem deixar rastros em torno da morte de Tod, o espectador é instigado com uma trama criativa. Quando assisti pela primeira vez, eu fiquei arrepiada. Após o atropelamento de Terry, Carter desnorteado, porém ele conquista um papel importante para Alex descobrir a maneira de enganar a morte. Contudo a morte sempre contém um plano B para continuar capturando os sobreviventes do voo 180. 

   Enfim, primeiro filme da franquia Premonição não é uma obra de arte, entretanto, é um filme que envelheceu com elegância. Não vai encontrar num monstro horripilante ou uma figura que, certamente se tornará uma celebridade no universo do terror como Mike, Jason, Freddy, Annabelle e Chuck, mas consegue surpreender. Pode passar anos que não vou cansar de assistir e sempre terá um espaço reservado na minha lista de favoritos. Tenho muito carinho pela franquia e sempre que bater vontade, vou maratonar com sucesso.

 

Opinião sobre os filmes da franquia Premonição. 

 

   Beijos e até a próxima!