. Título: Guerreiros do Sol | . Criadores: George Moura e Sergio Goldenberg | . Roteirista: Cláudia Tajes, Mariana Mesquita, Ana Flávia Marques, Dione Carlos e Marcos Barbosa | . Direção: Rogério Gomes | . Ano: 2025 | . 45 Capítulos | . Duração: 60 Min | . Novela Brasileira | . Gênero: Drama | . Tema de Abertura: Cavalos do Cão – Zé Ramalho e Elba Ramalho | . 5★❤
Olá pessoal!
Estamos quase finalizando 2025 e não posso entrar o mês de Dezembro com o especial de Natal sem comentar um pouco sobre Guerreiros do Sol, novela original da Globoplay que acompanhei e adorei, mas confesso que enrolei para trazer minha opinião. Assim que terminei de assistir Guerreiros do Sol, logo pensei essa novela deveria estar ocupando o horário mais nobre da Globo, porque ela contém uma narrativa forte, provocadora e uma fotografia maravilhosa. Depois pensei melhor... Algumas cenas ficariam de fora por serem pesadas e algumas pessoas não estão preparadas para encarar cenas de perder o fôlego, mesmo sendo de teve muita qualidade.
Transportando o espectador para os anos 1920 e 1930, Guerreiros do Sol oferece o pano de fundo o sertão nordestino para acompanhar o romance proibido entre Rosa Bandeira (Isadora Cruz), moça bela e determinada, inspirada na Maria Bonita e Josué Alencar (Tomás Aquino), líder dos cangaceiros que foi inspirado em Lampião, figura que foi temida pelos coronéis e autoridades. Digo isso, porque logo no primeiro capítulo Josué e seu bando promoveram um tiroteio na fazenda do falecido coronel Elói (José de Abreu) onde Rosa está morando junto com sua irmã Otília (Alice Carvalho), Jânia (Alinne Moraes), que é casada com Idálio (Daniel de Oliveira), filho de Elói.
Após o tiroteio que resultou a morte de Idálio pelas mãos de Rosa, a história retorna ao passado para contar como Rosa conheceu Josué. O coronel Elói decidiu fazer um forró em sua fazenda e convidou Rosa e Otília, pois Elói tem interesse amoroso em Rosa. À noite durante o forró Rosa conheceu Josué e seus irmãos, Arduíno (Irandhir Santos), Sabiá (Vitor Sampaio) e Crispino também conhecido como Milagre (Ítalo Martins ). Ao ver Rosa, Josué ficou encantado com a moça e dançou boa parte da noite com ela, o que desagradou a Elói e provocou resultados devastadores com a morte do idoso Ezequiel (Markus Konká), pai dos irmãos Alencar, pela ordem do Delegado Novaes (Gustavo Machado), aliado de Elói.
A mãe dos irmãos Alencar, Dona Generosa (Marcélia Cartaxo) enlouqueceu ao presenciar o sofrimento do marido. Dona Generosa ficou aos cuidados do filho caçula, Bida Alencar (Rodrigo Lelis) que se tornou seminarista no Ceará, enquanto os outros entraram para o bando do cangaceiro Miguel Ignácio (Alexandre Nero) para planejar a vingança pelos acontecimentos com seus pais. Contudo Josué foi ganhando confiança e rapidamente, virou braço direito de Miguel Ignácio e situação provocou inveja em Arduíno. A rivalidade entre os irmãos Alencar acaba gerando a expulsão de Arduíno do bando e dessa forma ele decidiu unir-se a polícia para tentar capturar e matar Josué, que havia alçado a fama de “Governador do Sertão”.
Nesse meio-tempo, Rosa continuava apaixonada pelo Josué, no entanto casou-se com o coronel Elói e vivia bem com seu marido. Tanto que passou ajuda-lo na fazenda e juntos abriram um armazém para vender os produtos da fazenda a preço justo. Situação que despertou a fúria de inimigos poderosos da cidade, especialmente Bosco (Luiz Carlos Vasconcelos) que vendia os produtos da sua mercearia com bastante abuso. Infelizmente Elói foi assassinado com um tiro no peito durante a inauguração do comércio e Rosa desconfiava de seu enteado Idálio. Principalmente depois que descobriu que seu enteado estava um ferimento no mesmo braço que o assassino de Elói sofreu.
Revoltado com a notícia que teria que dividir a herança de Elói com Rosa, Idálio decide livrar de Rosa e Otília para ser o único herdeiro da herança deixada pelo Elói. Contudo, Otília conseguiu descobrir os planos de Idálio e pediu ajuda ao bando dos cangaceiros, que nessa altura eram liderados pelo Josué. Dessa forma o espectador retorna ao intenso tiroteio do primeiro capítulo, onde Josué e seu bando estão invadindo a fazenda para protegê-las. Com a morte de Idálio, Jânia toma a frente da fazenda que Elói deixou de herança, Rosa e Otília vão embora com os cangaceiros e Rosa assume novos desafios ao lado do seu amado Josué tornando-se o casal mais famoso do cangaço brasileiro.
Depois que terminei de assistir a novela, que descobri que Guerreiros do Sol foi inspirado no livro "Guerreiros do Sol: Violência e Banditismo no Nordeste do Brasil", do historiador Frederico Pernambucano de Mello, publicado em 1985. Nem preciso dizer que o livro entrou na lista de desejados, pois a novela foi tão bem construída e sem deixar pontas soltas, que o livro ganhou destaque na minha lista de desejados. Guerreiros do Sol é aquele tipo de história que não pode se apegar em nenhum personagem, pois o espectador não sabe quanto tempo ele irá sobreviver a guerra sangrenta entre a polícia e os cangaceiros. Especialmente depois que Arduíno foi para o lado oposto dos cangaceiros e tornou-se o grande vilão da novela. Entrou na minha lista de vilões favoritos.
As histórias secundárias também são pratos cheios para despertar a curiosidade para descobrir o desfecho de cada personagem. Destaco a drama do câncer de mama com a Valiana Novaes (Nathalia Dill) em uma época em que a doença era praticamente desconhecida, luta de Jânia pelo voto feminino e sua candidatura para a prefeitura contra Arduíno e o sofrimento das pessoas no Centro de Flagelados da Seca, que eram jogadas no local para morrerem de fome e sede. Neném Pellegrino (Cláudio Jaborandy), pai das irmãs Rosa e Otília foi um exemplo de sofrimento que Arduíno provocou na população. Por isso eu disse que não tem como apegar-se em algum personagem de Guerreiros do sol.
Guerreiros do Sol entrou fácil na minha lista de novelas favoritas, por causa da sua ousadia e intensidade. Retratou o cangaço com muita coragem, atitude e liberdade ao tratar seus personagens com respeito. Recheada de Brasilidade, a novela oferece temas de vingança, paixões, traições, lealdade e muito mais. Mesmo com poucos capítulos, é um enredo enriquecedor e pode ter certeza que não contei praticamente nada dos acontecimentos ocorridos na novela. Enfim, Guerreiros do Sol é uma verdadeira obra-prima.
Beijos e até a próxima!

0 Comentários