. Título: As Férias de Inverno de Seboso ou O Policial e o Hino | . Título Original: The Cop and the Anthem | . Autor: O. Henry ( William Sydney Porte ) | . Editora:  FTD | . Edição Lida: O Resgate do Cacique Vermelho e Outras Histórias - Conto # 2 | . Literatura Estrangeira - Americana | . Tradução: Fernando Santos | . 13 Páginas | . Ano: 2016 | . 4 

 

   Olá pessoal!

   Mais um conto do escritor O. Henry, pseudônimo de William Sydney Porte, que não conhecia e através do livro O Resgate do Cacique Vermelho e Outras Histórias, estou tento a oportunidade de ler.  Primeiramente vou esclarecer um detalhe: Na edição que estou lendo, que é focada no publico infantojuvenil, este conto está com o título As Férias de Inverno de Seboso. Porém, ele também possui o título O Policial e o Hino. Realmente não entendi o motivo da editora FTD ter trocado os títulos dos dois primeiros contos publicados  nesta edição.

   Na edição que eu li, As Férias de Inverno de Seboso gira em torno do personagem conhecido como Seboso, um morador de rua que está sentado em um banco na famosa Madison Square Garden, em Nova York, observando os sinais que o clima estava  manifestando. O inverno rigoroso estava chegando e ele sabia que este período causaria dificuldades em sua atual condição de sobrevivência, pois dormia ao relento e precisava encontrar um lugar para ficar durante o inverno. Com isso, ele planejou passar três meses na prisão da ilha de Blackwell, em Nova York, como foi nos anos anteriores. Assim ele seria salvo e melhor, iria garantir abrigo e comida durante o inverno.

    Sua primeira tentativa de ser preso, ele planejou jantar num restaurante luxuoso e caro. Após comer uma comida saborosa iria dizer ao garçom que não tinha dinheiro e dessa maneira, seria preso. Acontece que seu plano não deu certo e novas tentativas foram feitas e nenhuma delas resultava em sua prisão. Até que numa rua estreita ele decidiu entrar numa igreja antiga onde uma pessoa tocava uma música que fez lembrar de sua mãe e principalmente do seu passado.

    Publicado originalmente em 1904, essa história conta as aventuras e desventuras do Seboso. Novamente posso dizer que adorei a escrita do O. Henry, pois contém uma história leve com vários toques irônicos e oferece uma reviravolta previsível, bastante irônica e bem legal. Seboso preferia  a prisão em vez das instituições de caridade, porque ele era obrigado a tomar banho. Que isso Seboso! Tomar banho é maravilhoso e também, ele tinha  responder uma série de perguntas pessoais para obter os benefícios na instituição e na cadeia, praticamente ninguém fazia perguntas à ele.

   O texto deixa claro que Seboso não era uma pessoa má e seu único plano era se salvar do inverno, porém com tantas tentativas fracassadas, Seboso pensou em se regenerar enquanto pensava no seu passado onde tinha a presença da mãe, sonhos e roupas limpas. Entretanto a reviravolta no final do conto chegou oferecendo uma decisão para a vida do Seboso. Enfim, mais um conto de O. Henry que adorei ler. Oh ironia da vida!

 

“Uma folha seca caiu em cima dele. O inverno avisa quando está chegando. Quando o vento e o frio tomam conta das ruas, é sinal de que ele está a caminho. Os moradores do parque precisam se preparar.”

 


    Sobre o Autor:

   O. Henry (1862 - 1910) era o pseudônimo de William Sydney Porter. Ele nasceu na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desempenhou várias profissões quando trabalhava como bancário. Foi um dos maiores contistas americanos do século XIX e um dos autores mais populares do seu tempo. Em seu conto "The Caballero's Way", publicado em 1907 na coletânea Heart of the West, criou o personagem Cisco Kid, descrito como um bandido no livro, tornou-se um herói em adaptações para o cinema. Morreu em Nova York aos 52 anos.

 

Beijos e até a próxima!