. Título: Os
Presentes de Natal ou Presente dos Magos | . Título Original: The Gift of The
Magi | . Autor: O. Henry ( William Sydney Porte ) | . Editora: FTD | . Edição
Lida: O Resgate do Cacique Vermelho e Outras Histórias - Conto #1 | . Literatura Estrangeira - Americana | . Tradução:
Fernando Santos | . 10 Páginas| . Ano: 2016 | . 4★
Olá pessoal!
Chegamos a Dezembro, mês do Natal e nada melhor que ler histórias e assistir filmes com clima natalino. Para estreia o especial de Natal do Consumidora de Histórias, trago o conto Os Presentes de Natal, também conhecida como O Presente dos Magos. Essa história foi escrita em 1905 pelo O. Henry, pseudônimo de William Sydney Porte, que conta sobre um casal recém casado lidando com o desafio de comprarem um presente de Natal um para o outro com pouco dinheiro.
A história inicia-se contando que Della Dillingham vinha economizando todos os centavos quando ia fazer compras para presentear seu marido James Dillingham no dia do Natal e tudo que tinha conseguido era um dólar e oitenta e sete centavos. Acontece que o dinheiro era insuficiente para comprar uma presente para seu marido e a jovem decide fazer um sacrifício em nome de seu amor.
Della foi à Madame Sofronie, uma especialista em cabelo. Della sabia que Jim tinha orgulho dos lindos e longos cabelos da esposa, mas também adorava o relógio de ouro que herdou do avô. Então Della vendeu seu cabelo por vinte dólares e comprou uma linda corrente para o relógio de bolso do marido. Entretanto ao chegar a casa, Jim ficou surpreso ao encontrar Della com os cabelos bem curtos e Della ficou preocupada com o olhar estranho de Jim, pois seu presente para sua esposa era justamente para os cabelos dela.
É legal reservar um período no final de ano para ler, assistir e indicar histórias natalinas. Por ser uma história curta que consegue ler em minutos, Os Presentes de Natal ou O Presente dos Magos ficou com uma resenha pequena. Prefiro não estender muito para não entregar nenhum spoiler ou estragar a experiência do leitor que ainda não leu o conto. Apesar de ser uma história clássica, é a primeira vez que leio este conto e gostei bastante. Ao longo da leitura, o leitor vai observando como Della e Jim são um casal comovente e mesmo com todas as dificuldades financeiras que estão passando, eles estão tentando encontrar uma forma de alegrar um ao outro.
Os dois fizeram sacrifícios para conseguir comprar um presente que eles sabiam que o outro realmente iria gostar. O desfecho é bem legal, pois mostra como Della e Jim são um casal que se ama independente de qualquer obstáculo. Encontrei o conto Os Presentes de Natal na publicação do livro O Resgate do Cacique Vermelho e Outras Histórias. É uma edição infantojuvenil da FTD que conquistou no sebo literário. Mesmo com poucas páginas, Os Presentes de Natal mostrou que os presentes que Della e Jim deram um ao outro não tinha tanta importância no final das contas. Eles abriram mãos daquilo que eles possuíam para agradar o outro.
Enfim, no final das contas, o maior presente foi à prova de amor que eles deram um ao outro de forma simples, mas grandiosa. Infelizmente, não encontrei nenhuma edição atual publicada com as obras de O. Henry em Português, mas pode encontrar edições antigas em sebos. No entanto recomendo a leitura do conto Os Presentes de Natal ou O Presente dos Magos para todos os leitores que gostam de leituras rápidas. Ótima leitura!
“ Amanhã seria dia de Natal e ela só tinha um dólar e oitenta e sete centavos para comprar um presente para Jim.”
Sobre o Autor:
O. Henry (1862 - 1910) era o pseudônimo de William Sydney Porter. Ele nasceu na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desempenhou várias profissões quando trabalhava como bancário. Foi um dos maiores contistas americanos do século XIX e um dos autores mais populares do seu tempo. Em seu conto "The Caballero's Way", publicado em 1907 na coletânea Heart of the West, criou o personagem Cisco Kid, descrito como um bandido no livro, tornou-se um herói em adaptações para o cinema. Morreu em Nova York aos 52 anos.
Beijos e até a próxima!


0 Comentários