. Título: Trocando as Bolas | . Título Original: Trading Places | . Direção: John Landis | . Ano: 1983 | . Filme Estrangeiro | . Gênero: Comédia | . Duração: 1h 58min | . 5★❤
Olá pessoal!
Já perdi a conta das vezes que assisti Trocando as Bolas. Filme de 1983, escrito por Timothy Harris e Herschel Weingrod e produzido por Aaron Russo com Eddie Murphy, Dan Aykroyd e Jamie Lee Curtis. Um tempo atrás li que este filme é uma clara inspiração no livro O Príncipe e o Mendigo, escrito em 1881 por Mark Twain. Não sei se essa informação é verdadeira, pois nunca li este livro, mas confesso que foi uma desculpa para comprar o livro para uma futura leitura. Enquanto isso, vou deliciando com a história do filme onde o pano de fundo é focado no mercado financeiro no período das festas de final de ano.
Trocando as Bolas começa apresentando os irmãos Duke, Randolph Duke (Ralph Bellamy) e Mortimer Duke (Don Ameche), que são dois riquíssimos corretores que possuem a corretora de sucesso, Duke & Duke localizada na Filadélfia. Os Duke adoram apostar sempre mantendo pontos de vista opostos para propor uma bela diversão na suas vidas. Ao testemunhar um encontro entre um pobre vigarista Billy Ray Valentine (Eddie Murphy) e Louis Winthorpe III (Dan Aykroyd) que é um executivo de sucesso que como diretor gerente Duke &Duke e noivo da sobrinha neta dos Duke, Penelope Witherspoon (Kristin Holby), os Duke decidem fazer uma aposta valendo um dólar, para saber qual o fator que realmente determina o sucesso de uma pessoa.
Para aposta acontecer com sucesso eles pagam a fiança do Billy Ray que foi preso insistência de Winthorpe por suspeita de roubo por ser os lado oposto da hierarquia social e invertem as vidas dos dois protagonistas em plena época de Natal. Então os Duke armam uma tramoia onde Louis acaba sendo preso publicamente como ladrão e traficante. É demitido de Duke & Duke, têm suas contas bancárias congeladas, seus cartões de crédito cancelados e fica impedido de entrar em sua própria casa. Por causa da situação Louis é desvalorizado pelos amigos e Penelope termina o noivado. Enquanto Louis está sofrendo o pão que diabo amassou, Billy Ray tem uma mudança brusca em sua vida. Os Duke entregam a casa, limusine, o mordomo Coleman, (Denholm Elliot) e instalam Billy Ray no antigo emprego de Louis que começar agir de forma comportada e aplicando seus conhecimentos adquiridos nas ruas no mercado financeiro.
No entanto, Louis conseguiu fazer amizade com Ophelia (Jamie Lee Curtis), uma garota de programa que recebeu um dinheiro na porta da delegacia para beijar Louis na frente da noiva. Mais um plano dos Dukes para Louis perder a noiva, mas a Ophelia vai percebendo que Louis não é um homem pobre e está sendo enganado. Então ela decide levá-lo para seu apartamento com a condição de receber uma recompensa após Lois conseguir retomar sua vida de volta. Nisso Louis vai conhecendo Ophelia direito e percebe que ela é mais esperta do que ele imaginava, pois ela tinha poupado dinheiro para ter um futuro tranquilo financeiramente. Acontece que Billy Ray descobre que ele e Lois foram usados na aposta dos Dukes e resolve ir atrás de Louis, para juntos tramarem uma vingança pesada onde mais doeria nos Dukes, no bolso.
Sem duvida nenhuma, Trocando as Bolas é um dos clássicos dos anos 80 que acho maravilhoso, pois Aykroyd e Murphy dão um verdadeiro show como os protagonistas. Sou fãzona Dan Aykroyd, Murphy e especialmente da Jamie Lee que simplesmente dá um show. No início do filme, Louis é um perfeito babaca que apenas pensa no mundinho perfeito que ao passo que vai apanhando de tudo e todos, vai se tornando alguém mais humano. Até Louis e Billy Ray descobrirem que fizeram parte de uma aposta dos Duke, Louis passa por diversas confusões que provoca muita diversão. Não é inteiramente um filme natalino, mas a ambientação do filme está focada nos últimos dias do ano, com festa de confraternização na empresa dos Dukes com Louis fantasiado de Papai Noel.
Poderia ficar escrevendo muito mais sobre o filme Trocando as bolas e tudo que Louis passou até descobrir que era plano dos Dukes, mas aconselho que assista, pois vale a experiência. Especialmente para descobrir como Billy Ray e Louis conseguiram inverter a situação e vingam dos Dukes. Ou seja, eles ficaram ricos e os Dukes quebrados. Enfim, através de comédia pastelão e algumas questões econômicas e sociais para refletir Trocando as Bolas é um filme divertido para deliciamos com momentos hilariantes de Eddie Murphy, Dan Aykroyd e Jamie Lee. Pode ter certeza, eles proporcionam boas risadas.
Beijos e até a próxima!

0 Comentários