. Título: Esquecer o Natal | . Título Original: Skipping Christmas | . Autor: John Grisham | . Editora:  Rocco | . Literatura Estrangeira - Americana | . Tradução: Aulyde Soares Rodrigues | . Gênero: Comédia | . 216 Páginas  | . Ano: 2002 | . 4 

 

    Olá pessoal!

    Transformado em um filme no ano de 2004 com o título Um Natal Muito Muito Louco, o livro Esquecer o Natal, escrito pelo John Grisham é aquele tipo de história divertida para degustar durante o período natalino. Tem exatamente um ano que conquistei meu exemplar  após assistir sua versão cinematográfica  várias vezes e confesso que foi inevitável as lembranças do filme durante a leitura. Posso dizer que foi uma leitura maravilhosa.

   A história inicia com Luther e Nora Krank, um casal de meia-idade levando sua filha Blair ao aeroporto que estava indo para o leste do Peru com o Corpo da  Paz  à trabalho como professora, ensinando as crianças a ler. Na cabeça de Luther, Blair iria ficar incomunicável com seus pais e passaria o Natal longe de casa. Seria Luther e Nora, sozinhos e sabiam que sem a filha, o Natal não seria o mesmo. Então, Luther colocou em sua mente que não precisa fazer o Natal naquele ano. Iria pular o Natal juntamente com suas tradições, toda loucura e agitação natalina e principalmente, a enorme despesa da temporada de festas de final de ano.

    Em vez de comprar árvore de Natal para enfeitar a sala e adicionar inúmeros enfeites em torno da casa e o boneco de neve no telhado, comprar vários presentes, enviar cartões natalinos para familiares e amigos, frequentar festas de confraternizações ou simplesmente comprar uma grande quantidade de ingredientes para ceia natalina, Luther decidiu que ele e Nora poderiam pegar o dinheiro que normalmente seriam gastos durante o final de ano para fazer uma viagem num cruzeiro de dez dias no Caribe. Realmente é uma proposta tentadora que Luther fez para Nora e ela concordou tranquilamente, afinal seriam apenas os dois em casa durante o Natal.

    É claro que os acontecimentos não saíram como Luther planejou, pois eles gastavam seis mil dólares em suas tradições natalinas e os Kranks descobriram que pular o Natal, não era uma tarefa tão fácil. Para inicio de conversa, eles teriam que avisar todos os amigos e vizinhos que os planos de final de ano não incluíam as tradições e acontecimentos natalinos. Luther decidiu não participar da confraternização do trabalho e junto com a Nora, eles decidiram não presentear ninguém naquele ano com lembranças e cartões. Com isso, os acontecimentos rotineiros de Natal tornaram-se armadilhas para dificultar a chegada de Luther e Nora ao cruzeiro, porém a véspera de Natal chegou e o casal Krank foi surpreendido com uma grande surpresa enquanto preparavam as malas para a grande viagem no navio luxuoso chamado Princesa da Ilha.   

    Esquecer o Natal foi meu primeiro contato com a escrita de John Grisham e foi uma estreia bastante positiva. Realmente não imaginava que sua escrita dele fosse rápida e principalmente agradável com  um pouco sátira e com vários trechos de comédia. Para ser justa, achei alguns trechos bem exagerados, porque os Kranks vivem em um bairro que eu nunca fiz parte. Em Hemlock, todos os vizinhos se juntam para colocar os bonecos de neve nos telhados na mesma semana, todos comprando pinheiros nas mãos dos escoteiros ou calendários dos policiais da região. São detalhes e fatos que são estranhos para mim, porque minha rua não reúne para praticar tarefas natalinas.

    Claro que, cada um faz sua decoração e deseja Feliz Natal na véspera e no dia oficial, mas não é nada exagerado. Não tem como negar que Luther provocou cada situação constrangedora para ele e Nora, que conseguiu arrancar boas risadas durante a leitura por causa do seu mau humor com o Natal. Não tem nada de mais, uma pessoa não gostar do Natal e preparar uma rotina totalmente diferente ao clima natalino. Acontece que Luther foi extremamente radical num país onde as pessoas adoram as rotinas e tradições natalinas. O maior culpado dos acontecimentos com os Krank se deve à Luther, pois Nora foi na onda do marido e algumas vezes, ela tentou alertar Luther, mas ele não ouvia por causa do seu planejamento de lutar o Natal.

    Por isso, a escrita de John Grisham conseguiu fazer um ótimo trabalho em proporcionar um clima natalino exagerado com drama e ao mesmo tempo, humor. Vários momentos, eu senti conectada com Luther e Nora enquanto eles tentavam escapar da loucura do Natal, mas também diverti bastante com a correria que eles precisaram fazer após a reviravolta que Blair provocou na vida dos pais. Confesso que lembrei de algumas correrias que eu e meu marido já fizemos por causa do Natal, mas não chegamos nem um terço da loucura de Luther e Nora.

    Enfim, a leitura de Esquecer o Natal foi concluída com sucesso e agora... Vou matar saudades da versão cinematográfica de Um Natal Muito Muito Louco que é bastante fiel ao livro. Se você está procurando uma leitura divertida com clima natalino, Esquecer o Natal é uma ótima dica de leitura.

 

“Ali dependurado, esperando a morte, esperando que a corda escorregasse e cedesse completamente, atirando-o ao chão, Luther odiou o Natal com força renovada. Veja o que o Natal estava fazendo com ele. Tudo por causa do Natal.”

 

     Sobre o autor:

    John Grisham nasceu no Arkansas, em 1955. Formado em Direito pela Universidade do Mississípi a atividade de advogado influenciou a temática de seus livros. Desde 1991, é um dos escritores mais lidos nos EUA, com mais de 100 milhões de livros vendidos e trazidos para 31 idiomas. Sua obra é publicada no Brasil pela Rocco. Vários de seus livros foram adaptados para o cinema. John Grisham vive com a família em Oxford, EUA.

 

      Beijos e até a próxima!