. Título: O Presente | . Título Original: The Gift  | . Autora: Cecelia Ahern | . Editora: Novo Conceito | . Tradução: Ivar Panazollo Júnior | . Literatura Estrangeira - Irlandesa. Ano: 2013 | . 320 Páginas | . 4★

 

    Olá pessoal!

   Fechado meu especial com leituras com clima de Natal, reli o livro O Presente da autora Cecelia Ahern. A primeira vez que li este livro, eu ainda tinha o antigo blog Histórias Existem Para Serem Contadas e recordo que gostei bastante da história. Então resolvi reler e posso dizer que ainda continuo gostando da escrita da Cecelia Ahern e a história permanece sendo comovente.

    O Presente começa em uma noite de Natal, um adolescente de 14 anos, amargurado pelo pai ter uma nova família, resolveu simplesmente atirar um peru congelado pela janela da sala do pai. Esse ato de rebeldia levou o garoto em custódia e o sargento Raphael O'Reilly, que percebeu a tristeza do adolescente, resolveu contar uma história. A história de Lou Suffern. Dessa forma o leitor é transportado para outra história. Lou Suffern é um executivo bem-sucedido, ambicioso e totalmente viciado em trabalho. Para ele tempo para sua vida pessoal é praticamente desnecessária, principalmente para sua esposa Ruth Suffern e seus dois filhos, Pud ainda é um bebê e Lucy, tem cinco anos. 

   Resumindo melhor: Lou passa a menor quantidade de tempo possível com sua família. Em uma manhã particularmente fria de Dezembro, na região de Dublin, Lou resolveu oferecer um copo de café quente que comprou por engano, a um morador de rua chamado Gabe, que sempre ficava em frente ao prédio que Lou trabalhava. Após uma breve conversa com Gabe, onde Lou descobriu algumas informações que pode prejudicar sua conquista para um novo cargo na empresa. Ambicioso demais, Lou decidiu arrumar um emprego na firma para Gabe ser seu observador. Assim, Lou achava que poderia continuar tendo controle sobre tudo que acontece na empresa. 

   Apesar de Gabe ser um homem bastante misterioso, ele também mostrou rapidamente que era um funcionário bastante eficiente. Parecia que Gabe estava em dois lugares ao mesmo tempo. Tanto que Gabe acabou despertando grande interesse do chefe da empresa por causa da sua rapidez em resolver todas as tarefas e  Lou ficou meio arrependido de ter ajudado Gabe. Inquieto com a personalidade e com o  comportamento de Gabe, Lou resolveu investigá-lo, pois na mente de Lou, Gabe estava subindo de cargo muito rápido e isso era suspeito. Para piorar Lou imaginava que seu cargo estava em risco por causa de Gabe, que apenas queria ajudá-lo mostrando para Lou que sua família era o bem mais precioso que ele tinha.

    Não tem como negar, o enredo do livro O Presente é muito bom, especialmente quando necessita um livro leve para relaxar. Contudo durante a leitura, teve alguns momentos que fiquei com um pouco de raiva de Lou. Ele é um verdadeiro canalha com seus familiares e principalmente com a sua esposa Ruth. Para chegar ao seu objetivo, ele não mediu as consequências dos seus atos e Gabe teve que ajudá-lo muitas vezes. Por outro lado, admirei bastante a paciência de Ruth perante as ausências do marido e foram muitas ausências. Em alguns momentos até suspeitei que ela fosse explodir com Lou, mostrando para ele que as coisas e suas atitudes estavam erradas.

    Ruth com seus filhos e os pais de Lou foram os personagens que mais sofreram na história. Lou não enxergava suas atitudes egoístas e não percebia que a vida estava passando muito rápido. Por fim... Realmente fiquei na torcida para que Lou pudesse mudar e ser uma pessoa melhor para seus familiares, especialmente para Ruth. Ainda não li outro livro da Cecelia Aherm para ter mais exemplo da sua escrita, mas tenho um carinho especial pelo O Presente. O livro também traz desfecho para história do adolescente rebelde e o policial que contou a história, percebeu que, embora não seja ambicioso como Lou, estava perdendo tempo com coisas que não valia tanto a pena.  

    Enfim, O Presente foi uma história completamente diferente dos livros que estou acostumada a ler e mesmo sendo uma releitura continuei gostando dela. O final trouxe acontecimentos esperáveis e triste, mas não deixou de emocionar. Recomendo a leitura do livro O Presente para todos os leitores que gostam de histórias comoventes que fazem refletir e ensina o valorizar as prioridades de forma mais simples possível.

 

"As pessoas, como as casas, guardam seus segredos. Às vezes, os segredos as habitam; outras vezes, são elas que habitam seus segredos. Elas os envolvem fortemente com os braços para protegê-los, prendem a verdade na língua. Mas, após algum tempo, a verdade prevalece e se ergue acima de tudo. Ela se torce e se retorce dentro das pessoas, cresce até que a língua, inchada, não seja capaz de segurá-la; então, chega o momento em que a pessoas precisa cuspir as palavras, arremessar a verdade com força pelos ares e deixá-la se espatifar no mundo. A verdade e o tempo sempre trabalham juntos."

 

   Sobre a autora:

   Cecelia Ahern é filha do atual Taoiseach irlandês, Bertie Ahern. É formada em jornalismo e multimídia pelo Griffith College Dublin. Sua irmã mais velha, Georgina Ahern, é casada com Nicky Byrne, da banda pop irlandesa Westlife. Em 2000, Cecelia fazia parte do grupo pop Shimma, que terminou em terceiro lugar na final irlandesa do Festival Eurovisão da Canção. Aos vinte e um anos, seu primeiro romance, PS. Eu Te Amo, tornou-se o bestseller mais vendido na Irlanda (por 19 semanas), Reino Unido, EUA, Alemanha e Holanda. O livro foi adaptado para o cinema, numa produção dirigida por [[Richard LaGravenese]. Seu segundo livro, Onde Terminam os Arco-íris foi o vencedor do CORINE Award alemão. Cecília tem também contribuído escrevendo contos em livros editados por organizações beneficentes sem fins lucrativos.

 

   Beijos e até a próxima!