. Título: Feliz Aniversário Para Mim | . Título Original: Happy Birthday To Me | . Direção: Lee Thompson | . Roteiro: John C.W. Saxton, Peter Jobin, Timothy Bond, John Beaird | . Filme Estrangeiro - Americano . Ano: 1981 | . Duração: 1h 51min | . 4★

 

   Olá pessoal!

   Há muito tempo que eu desejava assistir novamente Feliz Aniversário Para Mim, filme dirigido pelo Lee Thompson em 1981. Se eu não estiver enganada, Feliz Aniversário Para Mim foi um dos primeiros slashers que teve o prazer a assistir na minha adolescência e descobri que a HBO/Max. Não perdi tempo, fui relembrar a história. Ainda considero o filme um clássico horripilante e tenho muito carinho por ele.

   Feliz Aniversário Para Mim começa com uma perseguição de Bernadette O'Hara (Lesleh Donaldson), uma garota do ensino médio que está em um estacionamento escuro onde seu carro está estacionado. Ela iria encontrar com seus amigos no barzinho tradicional da cidade conhecido como Silent Woman Tavern, mas foi brutalmente assassinada. Acontece que antes de morrer, Bernadette deixou claro que conhecia o criminoso. Contudo, ela foi apenas à primeira do grupo de amigos ricos denominados Os Dez Mais da tradicional Academia Crawford morrer de maneira sombria e ter seus corpos desaparecidos.

   Enquanto isso, Virginia "Ginny" Wainwright (Melissa Sue Anderson) que faz parte dos Dez Mais, está sendo atormentada por memórias reprimidas. No passado, Virginia sofreu um acidente de carro com sua mãe. A jovem sobreviveu e  passou por um procedimento experimental de restauração de tecido cerebral enquanto sua mãe acabou falecendo. Agora Virginia mora com seu pai e faz tratamento psiquiátrico com Dr. Faraday (Glenn Ford). Com as consultas com o Dr. Faraday, Virginia está conseguindo recuperar sua memória aos poucos.

   Entretanto o aniversário de Virginia está próximo e seu pai resolve fazer uma viagem de trabalho, deixando-a na casa sozinha por alguns dias. Essa atitude do pai deixou Virginia entristecida e abalada emocionalmente. Com o desaparecimento dos seus amigos de maneira sombria e misteriosa, Virginia começa a suspeitar que ela seja a assassina dos Dez Mais, porque geralmente, ela acorda pela manhã, sem nenhuma lembrança de suas atividades. Porém o Dr. Faraday não acredita nessa possibilidade. Se não é Virginia que está provocando as mortes do grupo Os Dez Mais, quem poderia ser o serial killer?

   Vou tentar explicar os motivos que fez Feliz Aniversário Para Mim se tornar tão memorável. Primeiramente, os personagens. Cada um deles contém sua personalidade marcante e ao mesmo tempo, normal. Não são personagens perfeitos, todos mostraram seus defeitos e o melhor, não são desprezíveis e irritantes, como alguns filmes de terror que adora apresentar pelo menos um adolescente idiota com atitudes babacas. O que deveria ser um ano letivo normal se transformou em uma reviravolta assustadora por causa das cenas de morte. Um por um dos amigos de Virginia tiveram seu destino final bastante macabro restando apenas poucos sobreviventes.

  Como acontece com a maioria dos slashers dos anos oitenta e noventa, o filme contém várias cenas fortes com muito sangue. Objetivo dos filmes dessa época, digo isso no suspense e terror, era para assustar ou ser horripilantes para provocar medo nas pessoas mais sensíveis e conquistar uma grande base de fãs do gênero. Em particular, Feliz Aniversário Para Mim, ainda consegue permanecer como um thriller misterioso, seguindo o assassino passo a passo sem conhecer sua verdadeira identidade. Minha cena favorita de todo o filme é a última que trouxe uma reviravolta maluca. Daquelas que faz lembrar os desfechos das histórias animadas do Scooby-Doo com a revelação do verdadeiro criminoso.

   Enfim, sem mais delongas, foi muito bom relembrar deste clássico durante o mês do Halloween e agora que descobri onde ele está escondido, Feliz Aniversário Para Mim sempre estará na minha playlist de filmes de terror.

 

   Beijos e até a próxima!