. Título: Indiana Jones e A Última Cruzada | . Título Original: Indiana Jones and the Last Crusade | . Direção: Steven Spielberg | . Ano: 1989 | . Filme Estrangeiro | . Gênero: Aventura | . Duração: 2h 07min | . 5★
Olá pessoal!
Se Steven Spielberg e George Lucas nunca tivessem nascido, com certeza o mundo seria menos emocionante. Os dois simplesmente minhas tarde, aquelas que sessão da tarde, em momentos imperdíveis. Os Goonies e principalmente, as aventuras de Indiana Jones eram e ainda são absolutamente fascinantes. Os Caçadores da Arca Perdida é simplesmente um dos melhores filmes de aventura de todos os tempos. Ele tornou-se um clássico delicioso de apreciar. O Templo da Perdição é o meu filme favorito da franquia Indiana Jones, por causa do seu tom sombrio que funciona perfeitamente no contexto dos contos muitas vezes macabros.
E por vários anos, Indiana Jones e a Última Cruzada, fechava os filmes com grande estilo. A Última Cruzada começa com um prólogo ambientado em 1912, com o jovem Indiana Jones (River Phoenix) em uma das suas expedições de escoteiro, quando viu com alguns homens com a cruz de coronado uma caverna e resolve roubá-la. Mas perde para um colecionador particular que se passava por policial. A cena de aproximadamente dez minutos, apresenta onde Indiana tornou-se apreciador por artefatos antigos, conquistou seu chapéu e o chicote que são sua marca autenticada, além de descobrir o motivo do seu medo de cobras e a cicatriz do queixo de Harrison Ford na vida real que transformou-se em característica do personagem.
Em 1938, com Indiana Jones ( Harrison Ford) na faze adulta e professor de arqueologia, descobre que seu pai Henry ( Sean Connery) desapareceu enquanto procurava o cobiçado Santo Graal. Para quem não sabe, Santo Graal é o cálice que Jesus Cristo teria usado na Última Ceia. Então Indy viaja para Veneza, viagem financiada por um rico americano, Walter Donovan (Julian Glover), para encontrar com seu velho amigo Marcus Brody (Denholm Elliot), que vão direto para a Itália encontrar com a cientista Elsa Schneider (Alision Doody), a última pessoa a ver Henry.
Com a ajuda de Elsa, Indiana consegue a localização do Graal em uma catacumba de uma igreja convertida, mas ao longo do caminho é atormentado por ratos, um incêndio de óleo e outras armadilhas que só Indiana consegue desvendar. Também consegue resgatar seu pai em um castelo na fronteira da Alemanha com a Áustria antes de continuar a buscar o Graal. Contudo Indy descobre que Elsa trabalha para os nazistas que desejam colocar as mãos no Santo Graal e Indiana, Henry e Marcus são obrigados à leva-los até o artefato sagrado.
Introduzindo uma dinâmica de pai e filho, Indiana Jones e A Última Cruzada é uma aventura sutil que deixa claro que tudo o que Indy faz é projetado para ganhar a atenção e o respeito de seu pai. Entre Indy e Henry há um relacionamento espinhoso, mas isso permite ver Indy além daquele homem aventureiro arrojado dos filmes anteriores. Indiana sente que seu pai nunca esteve lá para ele, enquanto o professor Henry Jones acreditava que tinha dado ao seu filho a infância perfeita. Indiana se preocupa em perder o pai assim que ele finalmente o conhece e descobre que eles têm tantas coisas em comum.
A sensação que deixa é que Indy e Henry estão se descobrindo, enquanto estão explorando a aventura central. Além do amor pela arqueologia, juntos se divertem num avião de um dirigível, lutando em cima de um tanque em alta velocidade, conseguindo uma assinatura de Hitler, conhecendo um antigo cavaleiro e descobrindo o Poço da Imortalidade. O resultado é uma emocionante aventura que aproximou pai e filho com tom de leveza e entusiasmo.
Se tudo que mencionei soa terrivelmente familiar, com certeza, você é fã dos filmes de Indiana Jones e tem um carinho muito especial pelos filmes. Enfim, A última Cruzada mostra a origem de Indy e termina com ele cavalgando para o pôr do sol depois de completar a missão final de encontrar o Santo Graal. Quero dizer, é um clímax fundamental para uma ótima aventura. Simplesmente adoro este clássico!
Ordem de Filmes Lançados:
Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida → Indiana Jones e o Templo da Perdição → Indiana Jones e a Última Cruzada
Beijos e até a próxima!

0 Comentários