. Título: Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal | . Título Original: Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull | . Direção: Steven Spielberg | . Ano: 2008 | . Filme Estrangeiro . Gênero: Aventura | . Duração: 2h 02min | . 4★

 

   Olá pessoal!

    Algumas pessoas, digo ao meu redor, que argumentam que Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é o filme mais fraco e desnecessário da franquia. Que deviam ter encerrado as aventuras de Indy com a trilogia Indiana Jones e até concordo um pouco com os argumentos e lamentações decepcionantes. Contudo, acompanhar mais uma aventura de Indiana Jones, sempre será um momento de nostalgia, além do divertimento e talvez, é aí que mora o perigo. Porque se eu gosto de alguma coisa e geralmente minha família pensa ao contrário, eu gosto de saber dos argumentos e dos motivos para tentar me convencer que eu estava errada. Mas precisam ser convincentes.  

   A história apresentada em O Reino da Caveira de Cristal se passa em 1957, quando Indiana Jones ( Harrison Ford) e seu amigo de longa data George "Mac" McHale (Ray Winstone) são obrigados acompanhar um grupo de russos liderados pela Dra. Irina Spalko (Cate Blanchett). Eles usam Indiana para encontrar uma caixa contendo os restos mortais de um extraterrestre que dez anos antes havia caído em Roswell, Novo México, pois Irina acredita que dará aos russos o poder de ler as mentes de seus inimigos e controlá-los completamente.

   Contudo Indiana consegue escapar das garras dos russos e volta a trabalhar na universidade. Porém, é forçado a tirar uma licença e assim, Indy é abordado por Mutt Williams (Shia LaBeouf), um garoto arrogante de jaqueta de couro em uma motocicleta que tem notícias de que o professor Harold Oxley (John Hurt), antigo colega de Indy, foi sequestrado no Peru enquanto procurava para uma lendária cidade de ouro uma vez procurada por um conquistador espanhol. Dessa maneira, Indy reúne com o garoto mal-humorado em uma missão ao Peru, onde várias surpresas os aguardam. 

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal não é um filme totalmente ruim. Sim, eu gosto de algumas cenas e não é o melhor filme da franquia, pois eu rasgo meus elogios para O Templo da Perdição, por causa do tom sombrio  que enriquece o enredo, logo em seguida eu divirto muito com Os Caçadores da Arca Perdida e tenho um carinho especial com A Última Cruzada. Mas não nego que aquela mistura de comédia e ação que tornou os filmes muito mais divertidos do que qualquer outra série de aventuras não permaneceu neste quarto filme. Além do Mutt, o garoto rebelde sem causa, Indiana tem ajuda da sua antiga paixão Marion Ravenwood (Karen Allen). A química entre Indy e Marion é inegável, ainda está cheia de faísca e sendo sincera, foi ótimo ver Indy e Marion trocarem afetos de um relacionamento maduro. 

    Até a presença de Mutt conseguiu proporcionar alguns momentos divertidos, onde ele que arrastava Indy para todo o caso como forma de resgatar sua mãe e um cientista que parece ter ficado um pouco maluco como resultado do seu encontro com a caveira de cristal. Creio que o lado negativo do filme seja o exagero em algumas cenas e concordo em partes, mas não estou mencionando a respeito dos alienígenas. Indiana Jones sempre foi uma fantasia misturada com ação. Quero dizer, Indy precisou lidar com fantasmas que saiam de uma arca e derretiam espontaneamente os rostos das pessoas, presenciou bonecos de vodu, corações pulsantes sendo arrancados do peito através do uso de magia e até um cavaleiro aparentemente imortal do século 12 guardando o Santo Graal. Porque não embarcar numa fantasia misturada com ficção científica com alienígenas?

   Realmente não entendo as criticas tão negativas em torno dos alienígenas. Até concordo com a cena da geladeira. É bem exagerada, mas eu comprei a ideia. Quer saber onde acho que tem um ponto fraco? Com a interpretação de Shia LaBeouf. Algumas cenas deixaram à sensação que estava sendo forçado, mesmo gostando de algumas cenas do Mutt Williams. Os três primeiros são os melhores? É claro. Enfim, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal não está à altura de seus antecessores, mas ainda sim, é divertido. 

 

Ordem de Filmes Lançados:

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca PerdidaIndiana Jones e o Templo da PerdiçãoIndiana e A Última Cruzada → Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

  

   Beijos e até a próxima!