. Título: Indiana Jones e A Relíquia do Destino | . Título Original: Indiana Jones and the Dial of Destiny | . Direção: James Mangold | . Ano: 2023 | . Filme Estrangeiro | . Gênero: Aventura | . Duração: 2h 34min | . 5★
Olá pessoal!
O filme começa
durante a Segunda Guerra Mundial, onde Indiana Jones ( Harrison Ford ) está com
o mesmo rosto jovial de Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida. Como fã,
não vou negar, foi simplesmente nostálgico. Indiana juntamente com seu amigo
Basil Shaw ( Toby Jones) estão tentando recuperar um artefato histórico e
bastante valioso na Alemanha que está nas mãos dos nazistas em 1944. Carregado
de muita ação, Indy consegue recuperar apenas a metade do Relógio de
Arquimedes, o Anticítera, famoso matemático grego Arquimedes, que estava em
posse de um cientista nazista chamado Jürgen Völler ( Mads Mikkelsen).
Em seguida, o filme avança para 1969,
em Nova York. Indy está separado de sua esposa Marion (Karen Allen) e Jones
está se aposentando como professor de arqueologia na universidade Hunter
College onde os alunos não estão demonstrando entusiasmo pelo curso que ele
administra, porque é o Dia da Lua. Uma comemoração para os astronautas da
Apollo 11 que foram convidados de honra em um desfile pelas ruas de Manhattan.
Enquanto todos estão preocupados com o desfile, Indy se refugia em um bar para
afogar as mágoas, porém sua afilhada, Helena Shaw (Phoebe Waller-Bridge) e
filha de Basil, decide aproximar de seu padrinho Indy para ter informações
sobre o Anticítera. A partir daí, Indy, Helena e Teddy (Ethann Isidore), amigo
de Helena saem em busca do paradeiro das duas partes que falta para completar o
relógio de Arquimedes.
A cena de abertura apresenta efeitos especiais eletrizantes e suficientes para preencher a curiosidade. É um prato cheio com aviões, explosões, tiros de canhão e uma briga de socos em cima de um trem em alta velocidade. Afinal com Indiana Jones, o gênero aventura sempre ofereceu aos seus fãs, pura nostalgia. Não tem outra palavra para decifrar e o filme consegue cumprir a proposta de voltar no tempo como uma espécie de máquina do tempo para si. Ao longo dos anos Harrison Ford interpretou nas cinco atuações sendo um personagem icônico e um herói rústico que será guardado nos corações dos fãs com muito carinho.
Entretanto, também é inegável que Indy está sentindo o peso dos anos. Indiana Jones e A Relíquia do Destino parece ser uma despedida mais bem-sucedida para Indy do que Indiana Jones e o Reino da Caveira de Crista. Não possui um sucesso estrondoso, mas também não decepciona com elementos típicos e sintonia com os filmes anteriores. É um daqueles filmes em que você precisa assistir com atenção para captar todos os detalhes. Confesso que terminei de assistir com a sensação que Indiana Jones não busca mais relíquias históricas, ele se tornou uma relíquia. Digo isso porque, nos trechos finais... Calma que não vou dar spoiler.
O filme contém uma cena que Indy pronuncia “Meu Deus, estamos testemunhando um momento histórico!” e foi dessa maneira que senti com a história do quinto filme. Quando comentei que precisa assistir ao filme com atenção aos detalhes que são importantes para o enredo, também quero dizer que sobre as homenagens que o quinto filme fez aos filmes anteriores que transformou as aventuras de Indy algo belo e repleto de magia.
No geral, fiquei bastante satisfeita com Indiana Jones e A Relíquia do Destino. Além de ter ação e aventura, não deixou de apresentar um lado mais humano do Indy. Recomendo para todos que gostam de filmes de aventura e principalmente, quem é fã das aventuras de Indiana Jones.
Ordem de Filmes Lançados:
Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida → Indiana Jones e o Templo da Perdição → Indiana e A Última Cruzada → Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal → Indiana Jones e A Relíquia do Destino
Beijos e até a próxima!

0 Comentários